Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2743
Autor(a): Silva, Ana Paula Machado
Orientador: Ferreira, Ruhena Kelber Abrão
Título: Trajetórias e percursos da implementação de um projeto de recreação hospitalar pelos acadêmicos de enfermagem
Palavras-chave: Lazer; Recreação hospitalar; Enfermagem; Extensão; Leisure; Hospital recreation; Nursing; Extension
Data do documento: 26-Fev-2021
Citação: SILVA, Ana Paula Machado. Trajetórias e percursos da implementação de um projeto de recreação hospitalar pelos acadêmicos de enfermagem. 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2021.
Resumo: A infância é marcada pelo crescimento de desenvolvimento das crianças, sendo o brincar uma das atividades inerentes que contribui efetivamente para o desenvolvimento dos aspectos físicos, emocionais e sociais desses sujeitos. As crianças podem passar por episódios de adoecimento e necessitar de hospitalização, fato este que pode gerar traumas, uma vez que se vê em um ambiente diferente e assustador, isto é, uma nova rotina, distante do ambiente familiar e podendo ela ser submetida a procedimentos dolorosos. Desse modo, o objetivo geral desta dissertação foi descrever o processo de planejamento e implementação de um projeto de extensão de uma Instituição de Ensino Superior para realizar atividades de recreação hospitalar. A metodologia utilizada na pesquisa foi uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa ação, os dados foram coletados por meio do grupo focal realizado via webconferência em virtude da pandemia do Coronavírus. Para analisar os dados coletados foi utilizado a Análise Textual Discursiva. A coleta dos dados ocorreu em outubro de 2020 com 10 acadêmicos que se enquadravam nos critérios de inclusão da pesquisa. Como produtos advindos da dissertação foram feitos 3 artigos, sendo o primeiro Intitulado “Atuação do enfermeiro na recreação hospitalar: uma revisão integrativa”, no qual foi realizado uma pesquisa de estado da arte envolto ao tema da enfermagem junto a recreação hospitalar. O segundo manuscrito, sob o título “Concepções de lazer e recreação hospitalar: a perspectiva de acadêmicos de enfermagem participantes de um projeto de extensão” identificamos as concepções de lazer e recreação hospitalar dos acadêmicos de enfermagem que participam deste projeto de extensão, concluindo que os participantes associam o conceito de lazer a distração, divertimento, relaxamento e bem estar e que percebem a recreação hospitalar como atividades lúdicas que podem ser sistematizadas e desenvolvidas como intervenção pela equipe de enfermagem. No terceiro artigo, “Enfermeiros da alegria: discussões a partir da estruturação de um projeto extensão para desenvolver atividades de recreação hospitalar” apresentamos as discussões suscitadas partindo da estruturação de um projeto de extensão com o objetivo de desenvolver atividades de recreação hospitalar infantil que remetem a importância do cuidado humanizado, da recreação hospitalar como cuidado de enfermagem e das atividades de extensão na formação do enfermeiro. Dessa forma acreditamos que por meio desta dissertação foi viabilizado a estruturação de um projeto de extensão, destacando a relação do ensino e a responsabilidade social. Nesse sentido, a institucionalização deste, podendo ser associado à disciplina de Atenção à Saúde Criança e Neonato da instituição participante da pesquisa, responde as exigências da legislação brasileira no que tange a inclusão das atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, proporcionado a ampliação do conhecimento e da prática dos acadêmicos de enfermagem, contribuindo com a educação permanente do profissionais que atuam no hospital que receberá o projeto e promovendo a uma maior utilização da recreação hospitalar como intervenção de enfermagem.
Abstract: Childhood is marked by the growth of children's development, and playing is one of the inherent activities that effectively contributes to the development of the physical, emotional and social aspects of these subjects. Children can go through episodes of illness and need hospitalization, a fact that can generate trauma, since they see themselves in a different and frightening environment, that is, a new routine, distant from the family environment and they may be subjected to painful procedures. . Thus, the general objective of this dissertation was to describe the process of planning and implementing an extension project for a Higher Education Institution to perform hospital recreation activities. The methodology used in the research was a qualitative approach through action research, data were collected through the focus group conducted via web conferencing due to the Coronavirus pandemic. To analyze the collected data, Discursive Textual Analysis was used. Data collection took place in October 2020 with 10 academics who met the inclusion criteria of the research. As products derived from the dissertation, 3 articles were made, the first one entitled “Nurses' performance in hospital recreation: an integrative review”, in which a state of the art research was carried out on the theme of nursing along with hospital recreation. The second manuscript, under the title “Conceptions of hospital leisure and recreation: the perspective of nursing students participating in an extension project”, we identified the concepts of leisure and hospital recreation of nursing students who participate in this extension project, concluding that participants associate the concept of leisure with distraction, fun, relaxation and well-being and who perceive hospital recreation as playful activities that can be systematized and developed as an intervention by the nursing team. In the third article, “Nurses of joy: discussions based on the structuring of an extension project to develop hospital recreation activities”, we present the discussions arising from the structuring of an extension project with the objective of developing children's hospital recreation activities that refer to importance of humanized care, hospital recreation as nursing care and extension activities in the training of nurses. Thus, we believe that through this dissertation it was possible to structure an extension project, highlighting the relationship between teaching and social responsibility. In this sense, the institutionalization of this, which can be associated with the discipline of Health Care for Children and Neonates of the institution participating in the research, responds to the requirements of Brazilian legislation regarding the inclusion of extension activities in the curriculum of undergraduate courses, providing the expansion knowledge and practice of nursing students, contributing to the permanent education of professionals working in the hospital that will receive the project and promoting a greater use of hospital recreation as a nursing intervention.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2743
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