Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11612/2738
Autor(a): | Ferreira, Rodrigo Augusto |
Orientador: | Ludwig, Carlos Roberto |
Título: | Ensino de libras com gêneros discursivos autênticos na perspectiva do letramento crítico na formação de professores |
Palavras-chave: | Gêneros Discursivos Autênticos; Letramento Crítico; Ensino Comunicativo; Formação de Professores; Libras. Authentic Discursive Genres, Critical Literacy; Communicative Teaching; Teacher training; Libras |
Data do documento: | 22-Mar-2021 |
Citação: | FERREIRA, Rodrigo Augusto. Ensino de libras com gêneros discursivos autênticos na perspectiva do letramento crítico na formação de professores.2021.155f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho parte da necessidade de construção de materiais didáticos autênticos em Libras para o desenvolvimento do ensino comunicativo e Letramento Crítico (LC) com Gêneros Discursivos (GD) em Libras. O objetivo geral foi investigar se os professores promovem a compreensão e a produção de GD em vídeo-registro no ensino de Libras, em um curso superior de formação de Licenciatura em Letras Libras. Os objetivos específicos foram: a) Identificar os principais GD autênticos que os professores utilizam para ensinar Libras no ensino superior; b) Compreender as estratégias que os professores utilizam para ensinar Libras com GD autênticos; c) Propor a criação de atividades com o gênero Troca de Opinião crítica. d) Construir uma proposta de organização curricular das disciplinas de Libras com base nos GD. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas de: Bakhtin (1997), sobre a constituição dos gêneros do discurso; Kleiman (2007), sobre o conceito de letramento; Kleiman, Ceniceros, Tinoco (2013), sobre projetos de letramento; Mattos e Valério (2010), o ensino comunicativo e o letramento crítico; Lebedeff e Santos (2014), sobre o ensino de materiais autênticos em vídeo-registro; Richter (2005), sobre a proposta de sequenciação de perguntas de compreensão de GD; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), sobre sequências didáticas. A metodologia foi um estudo de caso de caráter qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica e documental. Foram aplicados questionário e entrevista com perguntas semiestruturadas para quatro professores do Curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os professores revelam que utilizam materiais autênticos em vídeo-registro em Libras, mas o ensino com enfoque nas questões de GD e do Letramento Crítico não é ressaltado por alguns docentes. Também há uma preocupação com o ensino comunicativo, mas o ensino de gramática da Libras influencia a prática docente, devido às ementas que obrigam o ensino de alguns aspectos gramaticais da Libras. Sugere-se, para não haver influência do ensino gramatical, é de abordar os conteúdos linguísticos da Libras nas disciplinas de Fonética e Fonologia, Morfossintaxe, Semântica e Pragmática da Libras. Dessa forma, evita-se a influência do ensino tradicional, deixando os docentes mais autônomos para desenvolver um ensino comunicativo. Além disso, foram analisadas as ementas de dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) de 2014 e 2018 realizando um mapeamento geral de alguns GD em Libras. Percebeu-se que há dois objetivos nas ementas analisadas: o ensino comunicativo da Libras e o ensino de aspectos gramaticais da língua. Não foi encontrado o ensino de GD. Elaboramos uma proposta de ementas com enfoque em GD em Libras, em que o ensino de gramática será colocado em outras disciplinas do curso. Foi criada uma sequência de perguntas de Pré-Compreensão, Compreensão, Pós-Compreensão e Produção Visual e Sinalizada em Libras. Esta dissertação enfatiza que a importância do Letramento Crítico com GD em vídeo-registro é uma forma de romper com a “ditadura” da escrita em português. O Ensino Comunicativo de Libras, na perspectiva do LC precisa valorizar abordagens de GD em vídeo-registro em Libras. |
Abstract: | This work starts from the need to build authentic didactic materials in Brazilian Sign Language (henceforward, Libras) for the development of communicative teaching and Critical Literacy (CL) with Discursive Genres (DG) in Libras. The general objective is to investigate whether teachers promote the understanding and production of GD on video-recording in Libras teaching, in a higher education course in B.A. in Libras. The specific objectives are: a) To identify the main authentic DGs that teachers can use to teach Libras in higher education; b) To understand the strategies that teachers may use to teach authentic DG in Libras; c) Propose the creation of activities with the Critical Opinion Exchange genre. d) Build a proposal for curricular organization of Libras subjects based on DGs. For that, the researches by Bakhtin (1997), on the constitution of the speech genres were used; Kleiman (2007), on the concept of literacy; Kleiman, Ceniceros, Tinoco (2013), on literacy projects; Mattos and Valério (2010), on communicative teaching and critical literacy; Lebedeff and Santos (2014), on teaching authentic materials on video-recording; Richter (2005), on the proposed sequencing of DG comprehension questions; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), on didactic sequences. The methodology is a qualitative case study, as well as a bibliographic and documentary research. A questionnaire and interview with semi-structured questions were applied to four professors of the Language Course: Libras at the Federal University of Tocantins (UFT). Teachers reveal that they use authentic materials in video recording in Libras, but teaching with a focus on GD and Critical Literacy issues is not emphasized by some teachers. There is also a concern with communicative teaching, but the teaching of Libras grammar influences teaching practice, due to the syllabuses that oblige the teaching of some grammatical aspects of Libras. It is suggested that, in order to avoid the influence of grammatical teaching, it is necessary to approach the linguistic contents of Libras in the subjects of Phonetics and Phonology, Morphosyntax, Semantics and Pragmatics of Libras. In this way, the influence of traditional teaching is avoided, leaving teachers more autonomous to develop communicative teaching. In addition, the syllabuses of two Pedagogical Political Projects (PPCs) in 2014 and 2018 are analyzed, making a general mapping of some DGs in Libras. It is noticed that there are two objectives in the analyzed syllabuses: the communicative teaching of Libras and the teaching of grammatical aspects of the language. DG teaching was not found. We prepared a syllabus proposal with a focus on Dg in Libras, in which the teaching of grammar will be placed in other subjects of the course. A sequence of questions on Pre-Comprehension, Comprehension, Post-Comprehension and Visual and Signed Production in Libras was created. This thesis emphasizes that the importance of Critical Literacy with DG in video recording is a way to break with the “dictatorship” of writing in Portuguese. Libras Communicative Teaching, from the perspective of the CL, needs to value DG approaches in video recording in Libras. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/2738 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_versao final_Rodrigo Ferreira.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.