Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2707
Autor(a): Barros, Luso Pereira
Orientador: Andrade, Kalina Lígia Almeida de Brito
Título: Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino; Matemática; Metodologia.
Data do documento: 11-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARROS, Luso Pereira. Formação de professores (as) no curso de Pedagogia campus de Miracema (TO) e as contribuições para o ensino da matemática nos anos iniciais: um estudo na turma de concluintes de 2020/1. 2020. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo formação de professores pedagogos para o ensino da Matemática para os anos iniciais no Curso de Pedagogia, Campus de Miracema do Tocantins–TO, principalmente na turma de concluintes 2020/1. Buscamos refletir sobre a formação do pedagogo para o ensino de Matemática nos anos iniciais, identificar as dificuldades em compreender as metodologias para o ensino de matemática para os anos iniciais no curso de Pedagogia e debater a relação entre teoria/prática na formação do pedagogo para a matemática nos anos iniciais. Como metodologia valemo-nos da abordagem quantitativo/qualitativa acompanhada da pesquisa bibliográfica, e como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 10 (dez) questões fechadas via online a respeito do que os acadêmicos acharam da disciplina de Matemática. O referencial teórico teve como base a BNCC, Bzrezinski (2007), Andrade (2017), Lorenzato (2006), Fragoso (2001), Auerbach (1939) dentre outros apresentando um breve relato sobre a História da Pedagogia, Formação do Professor apontando documentos que regulamentam a disciplina de Matemática para as séries iniciais, perpassando pela alfabetização matemática abordada pela BNCC e apresentando um apanhado sobre as experiências matemáticas tidas no curso de Pedagogia como o estágio e o Laboratório Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas. Da pesquisa observamos que os acadêmicos não se identificam muito com a Matemática, mas que saem do curso satisfeitos com as metodologias apreendidas nesta disciplina e que se sentem aptos a leciona-la. Porém observamos por meio das experiências durante o curso que o problema maior dos alunos é a falta de base dos conteúdos matemáticos.
Abstract: The present work has as general objective to understand the process of formation of pedagogical teachers for the teaching of Mathematics for the initial years in the Course of Pedagogy, Campus of Miracema do Tocantins - TO, mainly in the class of graduates 2020/1. We seek to reflect on the formation of the pedagogue for teaching mathematics in the early years, to identify the difficulties in understanding the methodologies for teaching mathematics for the initial years in the Pedagogy course and to debate the relationship between theory / practice in the education of the pedagogue for the mathematics in the early years. As a methodology, we use the quantitative / qualitative approach accompanied by bibliographic research, and as a data collection instrument provided a questionnaire with 10 (ten) closed questions via online regarding what the academics thought of the subject of Mathematics. The theoretical framework was based on BNCC, Bzrezinski (2007), Andrade (2017), Lorenzato (2006), Fragoso (2001), Auerbach (1939) highlighted another brief report on the History of Pedagogy, Teacher Education that regulate the discipline of Mathematics for the initial grades, going through the mathematical literacy approached by the BNCC and an overview of the mathematical experiences taken in the Pedagogy course as the internship and the Interdisciplinary Laboratory of Pedagogical Practices. From the research we observed that academics do not identify much with Mathematics, but that they leave the course compared to the methodologies learned in this discipline and that they feel able to teach it. However, we observed through experiences during the course that the biggest problem for students is the lack of basic mathematical content.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2707
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