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Authors: Carmo, Gabriela Fernanda do
metadata.dc.contributor.advisor: Stach-Haertel, Brigitte Ursula
Title: A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem
Keywords: BNCC; Avaliação; Ensino; Aprendizagem.
Issue Date: 13-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CARMO, Gabriela Fernanda do. A avaliação da aprendizagem e a BNCC: possíveis articulações na construção de habilidades e competências no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo central apresentar a avaliação da educação básica enquanto recurso pedagógico a serviço da construção do processo de ensino e aprendizagem e objetivou complementarmente aprofundar a discussão sobre instrumentos avaliativos que se façam formativos seja de professores ou de alunos. Para isto, foi abordada a BNCC, documento que propõe um olhar diferenciado para a avaliação dos estudantes, os quais desenvolverão o seu conhecimento por meio do alcance de competências e habilidades. Apresentam-se diferentes conceitos de avaliação, os quais nos levam a reflexão de como utilizar esta ferramenta para a construção efetiva da aprendizagem, tornando imprescindível o diálogo entre professor e aluno nas diferentes dimensões avaliativas demonstrando a importância da reflexão do professor em sua prática pedagógica e da participação do aluno no reconhecimento de seus avanços e dificuldades. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu suporte teórico aos conceitos apresentados ao longo da presente discussão. Evidencia-se que a avaliação deveria ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem, para muito além dos exames pontuais comprobatórios do conhecimento adquirido, contribuindo positivamente na trajetória acadêmica dos estudantes e do professor autorreflexivo.
Abstract: The main objective of the present paper is to present assessment in basic education as a pedagogical resource at service of the construction of the teaching and learning process and it complementarily aimed to deepen the discussion on evaluation instruments that become formative, either for teachers or students. For this purpose, the BNCC was covered (in Portuguese, Base Nacional Comum Curricular – Common Curricular National Base, a normative document which defines the organic and progressive essential learning goals that students are to develop as they advance through school). This document proposes a different approach towards assessment of student performance, students who will develop their knowledge through the reach of competences and skills. The paper presents different concepts of assessment, and they lead us to reflect on how to use this tool for the effective construction of learning, making the dialogue between teacher and student in the different evaluative dimensions essential. It made the importance of reflection by the teachers in their pedagogical practices quite clear, as well as student participation in recognizing their progress and difficulties. The methodology used was bibliographic research, which gave theoretical support to the concepts presented throughout this discussion. It is evident that the assessment should take place throughout the teaching and learning process, far beyond the specific tests that prove the knowledge acquired, contributing positively to the academic trajectory of the students and the self-reflective teacher.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2644
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