Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2617
Authors: Campos, Mateus Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Lano, Marciel Barcelos
Title: A inclusão na educação física escolar: um estudo narrativo com professores de educação física
Keywords: Inclusão; Pesquisa narrativa; Educação física escolar; Pessoa com deficiência.
Issue Date: 9-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CAMPOS, Mateus Pereira. A inclusão na educação física escolar: um estudo narrativo com professores de educação física. 2019. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se voltou para a inclusão no campo da Educação Física Escolar, desta forma dois professores de Educação Física do Munícipio de Miracema do Tocantins foram entrevistados por meio de uma pesquisa narrativa de caráter qualitativo, se buscou saber qual era a percepção desses professores sobre a inclusão de alunos com deficiência, suas práticas pedagógicas e relações dos professores com os alunos com deficiência e escola. Os professores atuam em escolas distintas o professor 1 trabalha em uma escola da rede estadual de educação, e o professor 2 na rede privada, evidenciou-se que os professores abordaram a inclusão de alunos com deficiência em duas visões distintas, o Professor 1, olha para o processo de inclusão no campo social, voltado para a melhoria do sujeito enquanto cidadão, o professor p2 conceitua a inclusão no campo esportivo, por meio das narrativas conseguimos sanar a objeção dos nossos objetivos de pesquisa.
Abstract: The present work of conclusion of the course turned to the inclusion in the field of School Physical Education, thus two teachers of Physical Education of the Municipality of Miracema do Tocantins were interviewed by means of a qualitative narrative research. Perception of these teachers about the inclusion of students with disabilities, their pedagogical practices and teachers' relationships with students with disabilities and school. The teachers work in different schools, teacher 1 works in a school of the state education network, and teacher 2 in the private school. For the process of inclusion in the social field, aimed at improving the subject as acitizen, teacher p2 conceptualizes inclusion in the sports field, through narratives we managed to remedy the objection of our research objectives.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2617
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus Pereira Campos - Monografia.pdf966.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.