Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/258
Authors: Suarte, Letícia Brito de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Akama, Alberto
Title: Educação científica na formação de professores da educação básica no município de Palmas-TO
Keywords: Formação de professores;Educação científica;Ensino fundamental
Issue Date: 31-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citation: SUARTE, Letícia Brito de Oliveira. Educação científica na formação de professores da educação básica no município de Palmas-TO. 2016. 133f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho buscou-se responder “qual é o espaço que a Educação Científica ocupa no Currículo das Formações de professores da Educação Básica?” O desafio de oportunizar o saber científico ao alcance dos professores deve ser enfrentado com metodologias e práticas viáveis, tanto nos cursos de Formação de professores, licenciaturas e formação continuada, quanto nas instituições que direcionam as políticas públicas educacionais. Entende-se que os cursos de licenciaturas, responsáveis pela formação de professores, apresentam problemas conceituais e práticos quanto ao tema. Porém, sabe-se que uma das formas de reduzir a fragmentação observada no desenvolvimento da educação científica em todas as disciplinas é introduzir desde a tenra idade as competências necessárias para a compreensão de problemas científicos. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a implementação do processo de formação e internalização da Educação Científica no Currículo de quatro escolas da Rede Pública Estadual, Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, no município de Palmas, TO. Utilizou-se a pesquisa qualitativa com foco nos professores da Educação Básica, e o estudo de caso foi realizado por meio de questionários, entrevistas, observações diretas, análise de conteúdo e finalizou-se com a triangulação das informações. Os resultados indicaram a dificuldade dos professores em compreender e apropriar-se da Educação Científica em suas práticas docentes, como também evidenciaram o pouco valor atribuído a essa Educação nos cursos de formação de professores. Além disso, os documentos oficiais que orientam explicitamente a necessidade de ensino da pesquisa na educação básica, como o PCN se DCNs, não são capazes de fornecer o instrumental necessário para que o professor aproprie-se dessa metodologia de trabalho. Portanto, fica patente a incapacidade atual do sistema de ensino pôr em prática, nas escolas estudadas, a Educação Científica.
Abstract: The Science Education is sought to answer the main question of this research that understand what is the space that occupies the theme in the curriculum of teacher training? The challenge to create opportunities on scientific knowledge within the reach of teachers should be faced with viable methodologies and practices, both in training courses for teachers, graduate and continuing education, as in the institutions that guide educational policies. It is understood that the undergraduate courses, responsible for teacher training, have conceptual and practical problems on the subject. However, it is known that one of the ways to reduce the fragmentation observed in the development of science education in all disciplines, it is introduced at an early age the skills necessary for the scientific issues understanding. Thus, the aim of this study was to analyze putting into effect the process of training and internalization of Science Education Curriculum in four schools from Public State Network, Second Basic Education Cycle in the city of Palmas, TO. We used qualitative research focused on teachers on Basic Education, and the case study was conducted through questionnaires, interviews, direct observations, content analysis and finished with triangulation of the information. The results indicated the teachers' difficulty in understanding and appropriating the science education in their teaching practices, but also showed the little value attributed to it in teacher training courses. Furthermore, official documents clearly expressed the need for research in basic education, such as PCNs and DCNs, they are not able to provide the instruments necessary for the teacher to take ownership of this work methodology. Therefore, it is clear the current inability of the education system in schools practices, actions that guide for Science Education
URI: http://hdl.handle.net/11612/258
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Brito de Oliveira Suarte - Dissertação.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.