Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2502
Autor(a): Oliveira, Otávio Wallaci de Almeida
Orientador: Kiouranis, Taiza Daniela Seron
Título: "Transformação didático pedagógica" do futsal: uma proposta para o ensino fundamental
Palavras-chave: Futsal; Esporte escolar; Educação física escolar; Abordagem crítico-emancipatória.
Data do documento: 1-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: OLIVEIRA, Otávio Wallaci de Almeida. "Transformação didático pedagógica" do futsal: uma proposta para o ensino fundamental. 2019. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2019.
Resumo: O presente trabalho sugere uma transformação didático-pedagógica para o ensino do futsal no ensino fundamental. Tratando do histórico esportivista, mecanicista e tradicional da década de 1980, os professores formados nessa época trazem nas suas aulas aspectos de rendimentos e desenvolvimento técnico esportivo. Destacamos o futsal para exemplificar as possibilidades pedagógicas na escola, dessa maneira considerando a relevância do esporte na escola como ferramenta para prática crítica das modalidades esportivas. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino do Futsal a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória, visando o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Para chegar nesse objetivo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico elencando os principais livros e artigos científicos. As bases de dados dessa pesquisa foram: a Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins - câmpus de Miracema; o Scielo; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os referenciais que deram base para a construção da proposta de ensino do futsal foram: livros, artigos científicos, teses e dissertações. Das obras de Elenor Kunz extraímos e exploramos as dimensões de “trabalho”, “interação” e “linguagem” e, juntamente com os outros trabalhos consultados, apresentamos uma proposta de caráter crítico e reflexivo, de forma que possa se distanciar das aulas de Educação Física que tenham caráter meramente técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do Esporte/Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos presentes no ensino dos esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas. Entendemos que ainda há muito o que ser estudado e desenvolvido no ensino do esporte/futsal, visando, principalmente, o ensino-aprendizagem por meio da abordagem crítico-emancipatória.
Abstract: The present work suggests a didactic-pedagogical transformation for the teaching of futsal in elementary school. In dealing with the sportivist, mechanistic and traditional history of the 1980s, the teachers trained at that time bring in their classes aspects of income and technical development. We emphasize futsal to exemplify the pedagogical possibilities in the school, thus considering the relevance of sport in school as a tool for critical practice of sports modalities. This paper aims to present a proposal of Futsal teaching based on the critical-emancipatory pedagogical approach, aiming at the teaching-learning process in the final grades of Elementary School. In order to reach this goal, we use the methodology of qualitative research of a bibliographic character, listing the main books and scientific articles. The databases of this research were: Library of the Federal University of Tocantins - campus of Miracema; Scielo; and Catalog of Thesis and Dissertations of CAPES. The references that gave the basis for the construction of the futsal teaching proposal were: books, scientific articles, theses and dissertations. From the works of Elenor Kunz we extract and explore the dimensions of "work", "interaction" and "language" and, along with the other references consulted, we present a proposal of a critical and reflective nature, so that it can distance itself from the Physical Education classes that have a merely technical and mechanical character, and that can add values to the Sport/Five-a-side soccer teaching in the school, overturning the hegemonic paradigms present in the teaching of collective sports, still practiced today by many teachers in schools. We understand that there is still much to be studied and developed in sport/ Five-a-side soccer teaching, focusing mainly on teaching-learning through a critical- mancipatory approach.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2502
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otávio Wallaci de Almeida Oliveira - Monografia.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.