Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2473
Authors: Tavares, Mila Cristie da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Stach-Haertel, Brigitte Ursula
Title: Práticas de ensino: reflexões sobre a formação de professores
Keywords: Formação de professores; Prática de ensino; Prática pedagógica; Didática.
Issue Date: 29-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: TAVARES, Mila Cristie da Silva. Práticas de ensino: reflexões sobre a formação de professores. 2018. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as Práticas de Ensino e seu impacto para a formação de professores com um recorte mais específico sobre o estágio supervisionado cujo objetivo central foi compreender o estágio como um processo de formação entre a teoria e a prática. Uma contextualização teórica foi o ponto de partida de nossas discussões complementada por pesquisa de campo realizada com alunos formandos do Curso de Pedagogia (2017.1) da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. Realizamos uma análise acerca dos conceitos das Práticas de Ensino, do estágio supervisionado, do professor mediador utilizando uma pesquisa bibliográfica e buscamos reconhecer como estas concepções são entendidas pelos formandos participantes da pesquisa. Defendemos que, nos dias atuais, a conciliação entre teoria e prática torna-se imprescindível para a formação dos futuros docentes. A importância das experiências e vivências é parte de uma proposta de formação baseada na indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa, a teoria e a prática e apontam para uma compreensão da importância de se construir uma concepção ampliada das Práticas de Ensino, como um campo de pesquisa, teoria e ação enquanto potencial próprio ao fazer docente. Diante do exposto, é possível afirmar que a educação como inerente à condição humana é uma construção que garante a transmissão da herança acumulada pelas gerações anteriores ao seu processo de atuação sobre a realidade das novas gerações.
Abstract: This work presents a reflection on Teaching Practices and its impact on teacher training applying a more specific cut on the supervised stage with the central objective of understanding the stage as a process of formation between theory and practice. A theoretical contextualization was the starting point of our discussions complemented by field research carried out with students graduating from the Pedagogy Course (2017.1) of the Federal University of Tocantins, Miracema Campus. We analyze the concepts of Teaching Practices, the supervised stage, the mediator teacher using a bibliographical research and we try to recognize how these conceptions are understood by the trainees participating in the research. We argue that, in the present day, the conciliation between theory and practice becomes essential for the training of future teachers. The importance of the experiences and experiences is part of a training proposal based on the inseparability between teaching and research, theory and practice and points to an understanding of the importance of building an expanded conception of Teaching Practices as a field of research, theory and action as a potential for teaching. In view of the above, it is possible to affirm that education as inherent to the human condition is a construction that guarantees the transmission of the heritage accumulated by the prior generations to its process of acting on the reality of the new generations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2473
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