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Authors: Leite, Fernanda Santana Alves
metadata.dc.contributor.advisor: José Lauro, Martins
Title: Interferência do uso das redes sociais na apreensão de informações em universitários
Keywords: Smartphones; Aprendizagem; Apreensão; Redes sociais; Learning; Seizure; Social network
Issue Date: 18-Dec-2020
Citation: LEITE, Fernanda Santana Alves . Interferência do uso das redes sociais na apreensão de informações em universitários. 2020. 90f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A criação e evolução das tecnologias móveis digitais (smartphones) propiciou um ambiente tecnológico com infinitas funções. Uma nova forma comunicação e interatividade, que permite o acesso rápido, fácil e instantâneo aos meios de informação e entretenimento. As tecnologias tornaram - se fundamentais, estando presente em todos os ambiente e contextos sociais, culturais, educacionais e políticos. Neste sentido, vieram a constituir importantes ferramentas no ambiente educacional, em vista que proporcionam um ambiente interativo na busca de saberes em meio ao processo de aprendizagem. Para tanto, debater sobre o processo de apreensão da informação por meios dos dispositivos móveis reforça conhecer melhor sobre a inserção e o conhecimento que as tecnologias móveis podem oferecer. A presente dissertação tem como objetivo compreender a interferência dos smartphones conectados às redes sociais durante a leitura quanto a apreensão de informação. Trata–se de um de um estudo de campo transversal, de caráter quase – experimental e abordagem quanti – qualitativa, realizada em duas fases. A primeira fase, composto por 67 discentes (grupo controle) do primeiro ano da graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Luterana do Brasil – Tocantins (ULBRA - TO). A segunda fase, teve discentes no primeiro ano da graduação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA campus Grajaú, com 22 participantes (grupo experimental). Os procedimentos de coleta foram aplicação de dois questionários. O primeiro, instrumento de coleta do perfil dos entrevistados e o segundo instrumento da pesquisa foi dividido em duas partes. Na primeira, um texto comum de duas páginas para leitura e a segunda parte um questionário composto por 10 (dez) questões fechadas com cinco assertivas para cada questão relacionadas ao texto. Nesta fase, os participantes do grupo experimental fizeram uso dos smartphones conectados às redes sociais durante a leitura. Estes foram interrompidos 3 vezes por um sinal sonoro, na qual acessaram as redes sociais e tiveram o tempo inicial e final de leitura e o tempo de resposta cronometrados. Os dados foram analisados em duas etapas: produção de informação quantitativa e a abordagem estatística descritiva. Quanto a caracterização da amostra, a faixa etária pesquisada no grupo controle tinha idade entre 17 e 52 anos e, o grupo experimental entre 16 e 24 anos. Todos os alunos faziam uso dos smartphones, na qual a maioria usavam para buscar informações e acessar as redes sociais. Percebemos que o uso dos smartphones conectados as redes constituiu uma interferência, com um aumento em 65% do tempo de leitura dos participantes, e que teve relação direta com a idade. Contudo essa pesquisa verificou que a interferência não apresenta uma correlação direta ao processo de apreender as informações visto que não teve relação direta com os acertos. Ademais, constatamos que ler por necessidade apresentou uma perceptível relação com a apreensão de informações. Verificamos que há vários determinantes no processo de aprendizagem, e que os jovens estão imersos nas tecnologias, contudo o uso das tecnologias devem ser feitas com medidas e buscando explorar os aspectos positivos para a sua inserção na aprendizagem.
Abstract: The creation and evolution of digital mobile technologies (smartphones) provided a technological environment with infinite functions. A new way of communication and interactivity, which allows quick, easy and instant access to information and entertainment media. Technologies have become fundamental, being present in all social, cultural, educational and political environments and contexts. In this sense, they came to constitute important tools in the educational environment, in view that they provide an interactive environment in the search for knowledge in the middle of the learning process. To this end, discussing the process of seizing information by means of mobile devices reinforces a better understanding of the insertion and knowledge that mobile technologies can offer. This dissertation aims to understand the interference of smartphones connected to social networks during reading regarding the seizure of information. This is a cross-sectional, quasi-experimental study with a quantitative and qualitative approach, carried out in two phases. The first phase, composed of 67 students (control group) of the first year of graduation at the Federal University of Tocantins (UFT) and Lutheran University of Brazil – Tocantins (ULBRA – TO). The second phase had students in the first year of graduation at the State University of Maranhão – UEMA campus, with 22 participants (experimental group). The collection procedures were carried out using two questionaires. The first, an instrument to collect the interviewees' profile and the second research instrument, was divided into two parts. In the first, a common text of two pages for reading and the second part a questionnaire composed of 10 (ten) closed questions with five statements for each question related to the text. In this phase, the participants in the experimental group made use of smartphones connected to social networks during reading. These were interrupted 3 times by an audible signal, in which they accessed the social networks and had the initial and final reading time and the response time timed. The data were analyzed in two stages: production of quantitative information and the descriptive statistical approach. As for the characterization of the sample, the age group researched in the control group was between 17 and 52 years old, and the experimental group between 16 and 24 years old. All students used smartphones, which most used to search for information and access social networks. We realized that the use of smartphones connected to networks was an interference, with an increase of 65% in the reading time of the participants, and that it had a direct relationship with age. However, this research found that the interference does not have a direct correlation to the process of apprehending the information since it was not directly related to the correct answers. Furthermore, we found that reading out of necessity had a noticeable relationship with the seizure of information. We found that there are several determinants in the learning process, and that young people are immersed in technologies, however the use of technologies must be made with measures and seeking to explore the positive aspects for their insertion in learning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2303
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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