Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2297
Authors: Carneiro, Lucas da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Juliane Gomes de
Title: Formação de professores em Tocantinópolis: um estudo de caso da trajetória formativa dos docentes da rede municipal.
Keywords: Aspectos históricos;Formação Docente;Desafios educacionais;Historical aspects;Teacher Education;Educational challenges
Issue Date: 4-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Carneiro, Lucas da Silva. Formação de professores em Tocantinópolis: um estudo de caso da trajetória formativa dos docentes da rede municipal. 2020. 70 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
metadata.dc.description.resumo: O município de Tocantinópolis tem uma tradição regional na área de formação de professores que se intensificou, principalmente, com a construção da Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, e, posteriormente com a criação da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Desta forma, a presente pesquisa, tem como objetivo principal conhecer o processo histórico da formação de professores da rede municipal de Tocantinópolis. Como problema de pesquisa, a mesma é direcionada pela seguinte indagação: Qual a trajetória formativa dos professores da rede municipal de Tocantinópolis? Tem como tipo de pesquisa, o Estudo de Caso, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e possui um caráter descritivo. Como técnicas de coletas de dados, realizou-se um levantamento bibliográfico, seguido da aplicação de um questionário semiestruturado. Neste sentido, conclui-se que as instituições Unitins/UFT são responsáveis pela formação da maioria dos professores da rede municipal, sendo hoje um campo consolidado na área educacional. O trabalho é de grande relevância para a área de formação docente, pois contribui para uma análise histórica do processo formativo vivenciado na referida localidade, possibilitando fazer uma discussão do contexto atual, bem como, apresentar alguns dos desafios para a formação docente no município, a partir das percepções dos professores a respeito da sua própria formação, trazendo ainda, uma reflexão no âmbito da educação para além da esfera municipal. A realização deste estudo permitiu também, conhecer as diversas situações que o professor passa em sala de aula, como a falta de recurso didático, desrespeito com o profissional, superlotação das salas de aulas. Por fim, a pesquisa pode contribuir na discussão por política pública direcionada para educação, com o intuito de provocar melhorias na gestão orçamentaria a fim de valorizar a ação docente na área educacional do município. E ainda, pode possibilitar análises acerca da pertinência de determinados programas de formação ou discussão de outros possíveis meios que possam contribuir para a formação profissional do seu quadro docente.
Abstract: The municipality of Tocantinópolis has a regional tradition in the area of teacher training that has intensified, mainly, with the construction of the State University of Tocantins - Unitins, and, subsequently with the creation of the Federal University of Tocantins - UFT. In this way, the present research has as main objective to know the historical process of the formation of teachers of the municipal network of Tocantinópolis. As a research problem, it is directed by the following question: What is the formative trajectory of teachers from the municipal network of Tocantinópolis? Its type of research is the Case Study, based on a qualitative approach, of an exploratory nature, and has a descriptive character. As data collection techniques, a bibliographic survey was carried out, followed by the application of a semi-structured questionnaire. In this sense, it is concluded that the Unitins / UFT institutions are responsible for the training of most teachers in the municipal network, being today a consolidated field in the educational area. The work is of great relevance for the area of teacher training, as it contributes to a historical analysis of the training process experienced in that locality, making it possible to discuss the current context, as well as present some of the challenges for teacher training in the municipality, the from the teachers' perceptions regarding their own training, also bringing a reflection on education beyond the municipal sphere. The realization of this study also allowed to know the different situations that the teacher goes through in the classroom, such as the lack of didactic resources, disrespect towards the professional, overcrowding in the classrooms. Finally, the research can contribute to the discussion by public policy directed towards education, in order to bring about improvements in budget management in order to enhance the teaching action in the educational area of the municipality. And yet, it can enable analyzes about the relevance of certain training programs or discussion of other possible means that can contribute to the professional training of its teaching staff.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2297
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas da Carneiro - TCC Pedagogia.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.