Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2226
Autor(a): Santos, Ludmila Corrêa da Silva Honório e
Orientador: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Título: O ensino de Inglês na escola pública sob as lentes da interculturalidade: um breve recorte da realidade da cidade de Palmas (TO)
Palavras-chave: Interculturalidade; Materiais Didáticos; Língua Inglesa; Interculturality; Teaching materials; English language
Data do documento: 11-Ago-2017
Citação: SANTOS, Ludmila Corrêa da Silva Honório e. O ensino de Inglês na escola pública sob as lentes da interculturalidade: um breve recorte da realidade da cidade de Palmas (TO).2017.160f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2017.
Resumo: O entendimento de que a língua inglesa pode ser facilitadora e mediadora de encontros interculturais, tem promovido discussões a respeito de posturas e práticas pedagógicas menos tradicionais e mais críticas que ressaltem a importância de se compreender a própria cultura e também a do outro. As obras aprovadas pelo governo federal e disponibilizadas às escolas públicas do país por meio do Programa Nacional do Livro Didático estão em consonância com essa percepção. Este trabalho busca observar, sob a ótica de uma perspectiva intercultural, como tem se dado a relação entre os(as) professores(as) de língua inglesa do ensino fundamental II (EFII) de algumas escolas do município de Palmas – TO, e o material didático disponibilizado pelo PNLD/2014 em sala de aula, e como isso se reflete nas práticas de ensino desses docentes. A literatura utilizada nesta dissertação está alicerçada nas pesquisas de autores como Baker (2009), Byram (2006, 2001), Cogo e Dewey (2012), Estermann (2010), Jenkins (2007), Kumaravadivelu (2003), Liddicoat e Scarino (2013), Mendes (2012), Oliveira (2012), Rajagopalan (2010), Risager (2006), Seidlhofer (2005) e Siqueira (2008, 2010, 2012, 2013), para citar alguns. A pesquisa realizada pode ser caracterizada como qualitativa, de cunho etnográfico e interpretativista, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário individual, notas de observação de aula e uma entrevista semi-estruturada não-diretiva com as professoras participantes. Quanto aos resultados obtidos, foi possível observar que, apesar da consciência das professoras quanto à importância de se estabelecer oportunidades para trocas interculturais em suas práticas e seus espaços instrucionais, raros foram os momentos em que esses diálogos se consolidaram no sentido de viabilizar atitudes e comportamentos despidos de preconceitos e estereótipos culturais. A lacuna existente entre teoria e prática na docência do inglês destacou-se fortemente, indicando que a efetivação de uma atitude mais consciente e inteirada da relevância política e social do ensino da língua, deve demandar tempo e dedicação no sentido de desconstruir um modelo institucional ainda alicerçado em práticas tradicionais e hegemônicas de ensino. Todavia, as participantes mostraram-se conscientes do caráter independente e libertador da língua a partir da óticaintercultural.
Abstract: The understanding that the English language can be a facilitator and mediator of intercultural encounters, has promoted discussions about less traditional and more critical attitudes and pedagogical practices that emphasize the importance of appreciating the culture of the other and one’s own. The textbooks approved by the federal government and made available to the country's public schools by the National Textbook Program (PNLD) are in line with this perception. This work observes, from an intercultural perspective, the relation between English teachers in some primary schools in Palmas-TO and the didactic material made available by PNLD / 2014. It also investigates how this relation reflects on the participants teaching practices. The literature used in this dissertation is founded on authors such as Baker (2009), Byram (2006, 2001), Cogo and Dewey (2012), Estermann (2010), Jenkins (2007), Kumaravadivelu (2003), Liddicoat and Scarino (2008), Rajagopalan (2010), Risager (2006), Seidlhofer (2005) and Siqueira (2008, 2010, 2012, 2013), to name a few. This research can be characterized as qualitative, of ethnographic and interpretative nature, having as research instruments an individual questionnaire, notes of class observation and a semi-structured nondirective interview with the participants. Regarding the results obtained, it is possible to observe that, despite the teachers' awareness of the importance of establishing opportunities for intercultural exchanges in their practices and their instrumental spaces, rarely were the moments when they became consolidated in the sense of enabling attitudes and behaviors free of cultural prejudices and stereotypes. The gap between theory and practice in the teaching of English was strongly highlighted, indicating that the establishing of a more conscious attitude about the political and social relevance of language teaching should require time and dedication in the sense of deconstructing an institutional model still based on traditional and hegemonic teaching practices. However, the participants showed awareness of the independent and liberating character of the language from an intercultural perspective.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2226
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludmila Corrêa da Silva Honório e Santos - Dissertação.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.