Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2199
Authors: Sousa, Eduardo Dias Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Regina Lélis de
Title: Material didático para ensino de eletromagnetismo por meio do uso de experimentos e recursos tecnológicos digitais
Keywords: Ensino de Física; Eletromagnetismo; Teoria da Aprendizagem; Simulações Computacionais; Experimentos de Física; Physics Teaching; Electromagnetism; Learning Theory; Computer Simulations; Physics Experiments
Issue Date: 7-Feb-2019
Citation: SOUSA, Eduardo Dias Ribeiro. Material didático para ensino de eletromagnetismo por meio do uso de experimentos e recursos tecnológicos digitais. 2020. 216 f. Dissertação (Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional Nacional em Ensino de Física, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente os recursos tecnológicos são meios alternativos interessantes de se trabalhar em sala de aula e, neste trabalho, buscou-se explorá-los para ministrar aulas de Física. Especificamente, nele apresenta-se um material didático com o foco no ensino de eletromagnetismo e aplicação em uma escola estadual, sendo contemplados os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. No decorrer do desenvolvimento do produto foram gerados dados com a intenção de avaliar se o projeto desenvolvido foi potencialmente significativo no ensino de tópicos de Eletromagnetismo. Neste trabalho, detalhou-se de forma breve cada tópico do produto educacional (Eletrostática, Eletrodinâmica, Magnetismo e Eletromagnetismo e Onda Eletromagnética e as Telecomunicações), evidenciando os principais conceitos. As atividades propostas foram trabalhadas de maneira teórica e prática e os dados levantados serviram como base para uma comprovação de aprendizagem significativa. As experiências socializadas pelos alunos, após as práticas experimentais tiveram grande relevância para o ensino-apredizagem. A simulação foi um dos recursos mais valiosos para a diminuição da abstração de alguns conteúdos de eletrostática. Então, os recursos digitais e experimentais, sob a luz da fundamentação teórica, se tornaram o fator necessário para a concretização desta obra pedagógica.
Abstract: Currently, technological resources are interesting alternative means of working in the classroom and, in this work, it was sought to explore them to teach Physics classes. Specifically, in it is presented a didactic material with the focus on electromagnetism teaching and application in a state school, being included students of the third year of high school. During the development of the product, data were generated with the intention of evaluating whether the developed project was potentially significant in the teaching of Electromagnetism topics. In this work, it was briefly detailed, every topic of the educational product (Electrostatics, Electrodynamics, Magnetism, Electromagnetism, Electromagnetic Wave and Telecommunications), highlighting the main concepts. The proposed activities were worked out in a theoretical and practical way and the data collected served as a basis for a proof of significant learning. The experiences socialized by the students, after the experimental practices, had great relevance for the teaching-learning process. The simulation was one of the most valuable resources for reducing the abstraction of some electrostatic content. So, the digital and experimental resources, in the light of the theoretical foundation, became the necessary factor for the realization of this pedagogical work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2199
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Dias Ribeiro Sousa - Dissertação.pdf3.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.