Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2183
Autor(a): Polastrini, Alessandra
Orientador: Pedroza Filho, Manoel Xavier
Título: Estratégias de inclusão produtiva de produtores na cadeia de valor do leite em Palmas – TO: uma análise a partir da teoria de upgrading
Palavras-chave: Cadeia Global de Valor; Bovinocultura; Leite; Desenvolvimento;Global Value Chain; Cattle farming; Milk, Development
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: POLASTRINI, Alessandra. Estratégias de inclusão produtiva de produtores na cadeia de valor do leite em Palmas – TO: uma análise a partir da teoria de upgrading. 2020. 168f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2020.
Resumo: Atualmente vivemos em um mundo globalizado, onde existem grandes e rápidos fluxos de informações e um nível tecnológico nunca antes vivenciado pela sociedade. Neste contexto, a cadeia do leite é importante, sendo um dos setores de maior destaque tanto no aspecto produtivo quanto agroindustrial. A cadeia é responsável por alimentar milhões de pessoas, gerar renda especialmente para pessoas carentes em países em desenvolvimento, empoderar mulheres e movimentar a economia. No Brasil, no estado do Tocantins e, particularmente, no município de Palmas a cadeia tem apresentado um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social. Diante do exposto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender as barreiras que dificultam a inclusão econômica dos produtores de leite da região de Palmas - TO e propor estratégias que melhorem sua posição na cadeia de valor. Para alcançar o objetivo foi adotada uma metodologia que consistiu na coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas a atores da cadeia leiteira de Palmas e o arcabouço teórico utilizado foi o de Cadeia Global de Valor, focando na dimensão upgrading. Foram entrevistados 65 atores, sendo 40 produtores de leite, sete atravessadores, um laticínio, cinco gerentes de super e hipermercados, dois fiscais, dois gerentes de agências bancárias e oito profissionais autônomos ou servidores de instituições públicas. A amostragem foi do tipo orientada e não probabilística por meia da técnica Snow Ball e para o fechamento das amostras foi utilizada a técnica da saturação teórica. O estudo mostrou que os produtores de leite são predominantemente de pequeno porte (65%) produz leite em pequenas propriedades, sendo que 52,5% dos produtores exercem a atividade em propriedades com até 20 hectares. A atividade é uma importante fonte de renda para as famílias, mas não a principal, pois 82,5% possuem outro trabalho. A pesquisa também evidenciou que o leite é o principal produto comercializado e o mais rentável, segundo 75% dos produtores entrevistados. Em seguida vem o queijo frescal, a coalhada, o queijo meia cura, o requeijão e a manteiga. Além disso, os produtores possuem uma experiência significativa na atividade leiteira, com média de 22,8 anos de experiência. Apesar de gostar da atividade (95%), a maioria não pretende realizar investimentos na mesma (65%) em razão da idade e das dificuldades enfrentadas na cadeia. Não há cooperativa no setor leiteiro e os produtores são desunidos, dificultando o crescimento da cadeia. Os principais gargalos identificados na etapa de produção foram problemas com a alimentação animal, alto custo de insumos, falta de capital para investir na atividade, deficiente assistência técnica, dificuldades com relação á mão de obra para trabalhar na atividade e baixa escolaridade dos produtores de leite e de seus funcionários. Na etapa de comercialização se destacaram a inadequação ás normas e aspectos culturais. Foram encontrados upgrading por produto, processo, intracadeia e intercadeia, mas a cadeia ainda é muito informalizada. As principais estratégias de upgrading aos produtores são a união destes em associações e/ou cooperativas, especialização produtiva, formação e certificações como o S.I.M., Selo Arte, Selo Artesanal e Selo Orgânico.
Abstract: Today we live in a globalized world, where there are large and fast flows of information and a technological level never before experienced by society. In this context, the milk chain is important, being one of the most prominent sectors in both the productive and agroindustrial aspects. The chain is responsible for feeding millions of people, generating income especially for poor people in developing countries, empowering women and moving the economy. In Brazil, in the state of Tocantins, and particularly in the municipality of Palmas, the chain has played a key role in economic and social development. Given the above, this research aimed to understand the barriers that hinder the economic inclusion of dairy farmers in the region of Palmas - TO and propose strategies that improve their position in the value chain. To reach the objective, a methodology was adopted that consisted of data collection through bibliographic, documental research and semi-structured interviews with the actors of the Palmas dairy chain. The theoretical framework used was the Global Value Chain, focusing on the upgrading dimension. 65 actors were interviewed: 40 dairy farmers, seven middlemen, one dairy, five managers of super and hypermarkets, two supervisors, two managers of bank branches and eight independent professionals or employees of public institutions. The sampling was oriented and not probabilistic through the Snowball technique and for closing the samples the theoretical saturation technique was used. The study showed that dairy farmers are predominantly small (65%) and produce milk on small farms, with 52.5% of farmers operating on farms up to 20 hectares. The activity is an important source of income for families, but not the main one, as 82.5% have other work. The survey also showed that milk is the main product marketed and the most profitable, according to 75% of producers interviewed. Next comes the fresh cheese, the curd, the half-ripened cheese, the curd and the butter. Also, farmers have significant experience in dairy farming, with an average of 22.8 years of experience. Despite enjoying the activity (95%), most do not intend to make investments in it (65%) due to the age and difficulties faced in the chain. There is no cooperative in the dairy sector and producers are disunited, hindering the growth of the chain. The main bottlenecks identified in the production stage were problems with animal feed, high cost of inputs, lack of capital to invest in the activity, poor technical assistance, difficulties with labour to work in the activity and low education of dairy farmers. And your employees. In the commercialization stage, the inadequacy to the norms and cultural aspects stood out. Upgrading has been found by product, process, intrachain and interchain, but the chain is still very informal. The main strategies for upgrading producers are their union in associations and/or cooperatives, productive specialization, training and certifications such as S.I.M., Art Stamp, Artisanal Stamp and Organic Seal.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2183
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