Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2034
Autor(a): Amaral, Fábio Costa do
Orientador: Souza, Keidna Cristiane Oliveira
Título: O ensino de Matemática: uma abordagem do MDC com alunos surdos
Palavras-chave: Surdos; Recursos visuais; Ensino de Matemática; Deaf; Visual resources; Mathematics Teaching
Data do documento: 16-Set-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: AMARAL, Fábio Costa do. O ensino de Matemática: uma abordagem do MDC com alunos surdos.2019.89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem sobre o Máximo Divisor Comum (MDC) por meio do Algoritmo de Euclides com os alunos surdos da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) do Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão. Fundamentou-se o estudo com base principalmente em Miranda C. e Miranda T. (2011), Moreira (2016), Sales (2008, 2013) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e, para seu desenvolvimento aplicou-se uma atividade inicial, cujo intuito foi aferir os conhecimentos prévios dos educandos em relação as quatro operações básicas. Assim, após os análises foram necessárias intervenções através de aulas e atividades propostas. Para tanto ocorrerem em 06 (seis) encontros, com atividades desenvolvidas por um grupo de quatro alunos surdos, com auxílio de uma intérprete, voltadas aos seguintes conteúdos: adição, subtração, multiplicação, divisão, múltiplos e divisores e MDC. Logo, foram indispensáveis à utilização de recursos visuais, materiais concretos e manipuláveis no ensino de Matemática, uma vez que tende estimular a compreensão dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, os resultados obtidos possibilitam analisar as habilidades e dificuldades dos alunos, visando contribuir com possíveis sugestões para melhoria da prática pedagógica, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Matemática para surdos.
Abstract: The aim of this paper is to approach the Maximum Common Divider (MDC) through Euclid’s Algorithm with deaf students from the Multifunctional Resource Room (SRM) of the Bernardo Sayão Parish Faith and Parish Joy Center. The study was based mainly on Miranda C. and Miranda T. (2011), Moreira (2016), Sales (2008, 2013) among others. This is a qualitative research and for its development was applied an initial activity, whose purpose was to assess the prior knowledge of the students in relation to the four basic operations. Thus, after the analysis interventions were required through classes and proposed activities. To this end, they occur in 06 (six) meetings, with activities developed by a group of four deaf students, with the help of an interpreter, focused on the following contents: addition, subtraction, multiplication, division, multiples and dividers and MDC. Therefore, they were indispensable to the use of visual resources, concrete and manipulable materials in mathematics teaching, since it tends to stimulate students’ understanding in the learning process. In addition, the results obtained make it possible to analyze students’ skills and difficulties, aiming to contribute with possible suggestions for improving pedagogical practice, regarding the teaching and learning of mathematics for the deaf.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2034
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