Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1986
Autor(a): Miranda, Artemiza Ferreira Soares
Orientador: Bispo , Marciléia Oliveira
Título: Saberes e fazeres dos professores de geografia referentes à educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio em Porto Nacional - TO
Palavras-chave: Geografia; Ensino de Geografia; Educação Ambiental; Saberes e Fazeres; Ensino Médio; Geography; Geography teaching; Enviromental Education; Knowledges and practices; High school
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citação: MIRANDA, Artemiza Ferreira Soares. Saberes e fazeres dos professores de geografia referentes à educação ambiental nas escolas estaduais de ensino médio em Porto Nacional - TO.2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é uma prática pedagógica que pode ser desenvolvida na Educação Formal, ou seja, é a aplicação da dimensão ambiental no cotidiano escolar. Desta forma, esta pesquisa foi realizada em escolas públicas estaduais de ensino médio tendo como recorte as escolas estaduais de Porto Nacional – TO. Partindo do seguinte problema de pesquisa: de que modo os saberes geográficos contribuem para o professor de Geografia nas praticas referentes à Educação Ambiental? Assim, o principal objetivo do trabalho foi analisar a relação entre as concepções dos professores de Geografia e sua prática docente no ensino médio, referente à Educação Ambiental nas Escolas Estaduais de Porto Nacional - TO. Estabeleceram-se alguns objetivos específicos como: investigar quais os saberes que os docentes de Geografia possuem de Educação Ambiental; identificar os fazeres dos docentes de Geografia em Educação Ambiental; indicar quais demandas implicam a inclusão de saberes e fazeres para a Educação Ambiental nas escolas públicas de Porto Nacional – TO. Esta pesquisa se justifica por esta inserida dentro das concepções e práticas de professores de Geografia como um dos pilares conceituais da pesquisa, na medida em que fundamenta a investigação sobre o ensino de Geografia, em turmas do Ensino Médio, com ênfase nas questões de EA, a partir de um diálogo entre concepções e práticas. Por meio da revisão bibliográfica resgatamos alguns conceitos sobre o ensino de Geografia e como a Educação Ambiental tem sido praticada. Procuramos evidenciar os saberes pedagógicos, os saberes científicos, os saberes pessoais e os saberes da experiência, considerando que são fundamentais para compreender as práticas referentes à Educação Ambiental no ensino de Geografia. A metodologia foi fundamentada numa revisão de literatura acerca do tema estudado. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos sobre a importância das concepções e práticas dos professores de Geografia referente à Educação Ambiental nas escolas formais em Porto Nacional – TO, na rede pública estadual e também foram realizados entrevistas, questionários e observação das aulas dos professores. Buscou-se fazer uma caracterização das escolas, usando como suporte o Projeto Político-Pedagógico das escolas. A partir dos dados levantados identificamos os saberes dos professores referentes à EA. Os resultados obtidos oferecem uma visão de como tem se dado à práxis em Educação Ambiental na área pesquisada e a relação com a Geografia. A partir do arcabouço elaborado das concepções reveladas, foi possível formular algumas sugestões de intervenção em EA para as escolas pesquisadas. Ressalta-se que a importância desta pesquisa para a área está em contribuir para a reflexão sobre os saberes e fazeres que possam permear a EA e, também, pela contribuição que fornece, não ficando apenas no trato conceitual.
Abstract: Environmental Education (EE) is a pedagogical practice that can be developed in Formal Education, that is, it is the application of the environmental dimension in daily school life. Thus, this research was carried out in state public schools having as a focus the state schools of Porto Nacional - TO. Starting from the following research problem: how do geographic knowledge contribute to the Geography teacher in the practices related to Environmental Education? This way, the main objective of this paper was to analyze the relationship between the conceptions of Geography teachers and their teaching practice in high school, referring to Environmental Education in the State Schools of Porto Nacional - TO. Some specific objectives were established, such as: to investigate what is the knowledge that the teachers of Geography possess of Environmental Education; identify the actions of Geography teachers in Environmental Education; indicate which demands imply the inclusion of knowledge and practices for Environmental Education in public schools in Porto Nacional - TO. This research is justified because it is inserted within the conceptions and practices of Geography teachers as one of the conceptual pillars of the research, as it bases the investigation about the teaching of Geography in high school classes, with emphasis on the issues of EE, from a dialogue between conceptions and practices. Through the bibliographic review, we retrieve some concepts about the teaching of geography and how environmental education has been practiced. We seek to highlight the pedagogical knowledge, scientific knowledge, personal knowledge and the experience knowledge, considering that they are fundamental for the understanding of practices related to Environmental Education in the teaching of Geography. The methodology was based on a literature review on the studied subject. For this, a bibliographic research was conducted in books, theses, dissertations and articles about the importance of the conceptions and practices of teachers of Geography regarding to the Environmental Education in formal schools in Porto Nacional - TO, in the state public network and interviews were also conducted, questionnaires and observation of teachers' classes. We sought to make a characterization of schools, using as support the Political-Pedagogical Project of schools. From the data collected we identified the knowledge of teachers regarding EE. The obtained results offer an insight of how environmental education has been practiced in the researched area and the relationship with geography. From the elaborated framework of the revealed conceptions, it was possible to formulate some suggestions of intervention in EE for the researched schools. It is noteworthy that the importance of this research for the area lies in contributing to the reflection on the knowledge and practices that may permeate the EE and also by the contribution that it provides, not just in the conceptual approach.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1986
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