Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/184
Authors: Costa, Nelzir Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Márcio Araújo de
Title: Literaturas afro-brasileira e africanas: o desafio nos livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio
Keywords: Literatura afro-brasileira;Literaturas africanas;Afrodescendência;Preconceito racial
Issue Date: 13-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COSTA, Nelzir Martins. Literaturas afro-brasileira e africanas: o desafio nos livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2014.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a Lei 10.639/2003 está sendo aplicada nos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise centrou-se na observação da inserção das literaturas afro-brasileira e africanas entre os conteúdos programáticos. Com o propósito de verificar um material de ampla abrangência, foram analisados os livros didáticos utilizados nos Centros de Ensino Médio das quatro maiores cidades sedes das Diretorias Regionais de Formação e Gestão do Estado do Tocantins: Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. Tal estudo exigiu uma retomada: no processo de formação da sociedade brasileira, bem como das relações étnico-raciais que permeiam essa diversidade; na educação sistematizada e nas leis que a regem, verificando as diretrizes para o trabalho com as questões étnico-raciais e a proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos. Além da abordagem da literatura como elemento necessário à formação humana, considerando a importância da produção das literaturas afro-brasileira e africanas para a afirmação da identidade negra e como símbolo da independência dos padrões europeus sobre os países africanos lusófonos. O que se verificou é que, apesar de decorridos 10 (dez) anos da aprovação da Lei 10.639/2003, os livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio ainda encontram dificuldades para apresentar tais conteúdos, denotando que a sua abordagem apresenta-se de forma superficial e restrita na maioria das coleções analisadas. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, editoras e Ministério da Educação através do PNLD.
Abstract: The objective of the research was to analyse how the Law 10.639/2003 is being applied in the textbooks Portuguese language for secondary school, distributed by the National Textbook Program (PNLD). The analysis focused on the observation of the insertion of African-Brazilian and African literatures across the syllabus, aiming to verify a wide scope of materials, were analysed textbooks used in High Schools in the four largest cities that host the Regional Training Directors and Management of the State of Tocantins: Palmas, Araguaína, Porto Nacional and Gurupi. This study required a revival: in the formation of Brazilian society, as well as ethnic-racial relations that permeate this diversity; the systematic education and the laws governing it, checking the guidelines for working with ethnical and racial issues and proposed education aimed at equal rights, besides the approach of literature as a necessary element of human education, considering the importance of the production of African – Brazilian and African literatures for the affirmation of black identity and as a symbol of the independence from European standards in the Portuguese – speaking African countries. What we found is that, despite the expiracion of 10 (ten) years from the approval of Law 10.639/2003 , the Portuguese Language textbooks for high schools still find it difficult to present such content. Denoting that its approach is presented in a superficial and restricted form in most collections analysed. Which requires considerations by area teachers, authores, publishers, and Ministry of Education trough PNLD.
URI: http://hdl.handle.net/11612/184
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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