Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/182
Autor(a): Araújo, Gilberto Alves
Orientador: Santos, Janete Silva dos
Título: Representações sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa: entre os documentos oficiais e a fala do professor da escola pública
Palavras-chave: Discurso;Língua inglesa;Tocantins
Data do documento: 24-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ARAÚJO, Gilberto Alves. Representações sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa: entre os documentos oficiais e a fala do professor da escola pública. 2014. 181f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2014.
Resumo: Esta investigação analisa o discurso de professores e da proposta curricular a partir da Análise do Discurso, com base em Pêcheux (1995, 1997a, 1997b, 2006) e Orlandi (1998, 1999, 2004), levando em conta as noções de esquecimento, assujeitamento, inter e intradiscurso. Serão também consideradas concepções de outros autores a respeito de identidade, complexidade e letramento. Os dados analisados envolvem recortes de diferentes materialidades: excertos de entrevistas de três professores de inglês, do interior de Tocantins (Araguaína), bem como excertos da proposta curricular estadual para o ensino de língua estrangeira no ensino médio, subscrito por técnicos e professores locais e de outras regiões do país. Esse documento apresenta orientações regionais aos docentes no implemento do ensino do idioma estrangeiro. O objetivo principal deste trabalho é identificar representações discursivas sobre o ensino escolarizado de língua inglesa, quer do ponto de vista docente, quer do oficial, confrontando consonâncias e dissonâncias. Os resultados apontam que o discurso docente constrói o ensino de língua inglesa como batalha travada no hic et nunc enquanto, no silêncio de referências explícitas aos documentos curriculares, projeta esse mesmo ensino em um extenso horizonte de expectativas com relação a significância do ensino; o discurso do documento oficial tende a sobrelevar o discurso científico e literário na medida em que tende a reservar o silêncio à voz do docente em sua prática cotidiana.
Abstract: This research analyzes the teachers’ and a curricular proposal’s discourse under Discourse Analysis theory based on Pêcheux’s (1995, 1997a, 1997b, 2006) and Orlandi’s works (1998, 1999, 2004), taking into account the notions of forgetting, subjecting, interdiscourse and intradiscourse. Other authors’ conceptions regarding to identity, complexity ant literacy will also be taken into consideration. The analyzed data comprises selections inside of different materialities: excerpts from three English teachers’ interviews who works in Tocantins hinterland (Araguaína), as well as excerpts from state curricular proposal for foreign language teaching in high school, being the same proposal signed by technicians, teachers and professors from the state and other Brazilian regions. This document presents local orientations to teachers concerning the implementation of foreign language teaching. The main objective of this study is to identify discursive representations about English language teaching in school, whether from teachers’ or official discourse’s point of view, comparing consonances and dissonances. The results point out that teacher’s discourse builds English language teaching as a battle fought in hic et nunc while, in the silence of explicit references to curricular documents, it projects this same teaching in an extensive horizon of expectations with regard to teaching significancy; the official document discourse tends to overestimate the scientific and literary discourse in so far as it tends to consign the silence to teacher’s voice in his/her daily practice.
URI: http://hdl.handle.net/11612/182
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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