Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1822
Autor(a): Andrade, Francisco das Chagas Paiva de Morais
Orientador: Ferreira, Degson
Título: A responsabilidade social na Gestão Estratégica de pessoas: percepção dos gestores de empresas do setor de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos de Araguaína-TO
Palavras-chave: Responsabilidade Social;Gestão Estratégica;Pessoas;Organização;Social Responsibility;Strategic Management;People;Organization
Data do documento: 3-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ANDRADE, Francisco das Chagas Paiva de Morais. A responsabilidade social na Gestão Estratégica de pessoas: percepção dos gestores de empresas do setor de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos de Araguaína-TO. 2016. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: O avanço de um povo pode ser calculado através capacidade de produzir bens e serviços de excelência que aumentem a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Certo que isso exige um conjunto de empresas socialmente envolvidas e conscientes de seus impactos em vários setores da atividade econômica. Neste trabalho, faz-se uma abordagem perceptiva da responsabilidade social na gestão estratégica de pessoas. Deste modo, o objetivo deste estudo foi investigar como os gestores das empresas do setor de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos da cidade de Araguaína-TO percebem e se preocupam com a responsabilidade social como ferramenta na gestão estratégica de pessoas. Para tanto, sistematiza-se um referencial teórico acerca das práticas que envolvem a responsabilidade social organizacional, a gestão estratégica de pessoas e a intersecção entre estes dois temas. Sendo assim, a natureza desta pesquisa é qualitativa de cunho exploratório, foi adotado como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado. Os resultados obtidos estão direcionados para as empresas e os gestores pesquisados e apontam que apesar de não terem conhecimento total sobre o tema em questão, seguem alguns passos destas práticas em seus processos administrativos. Enfatiza-se que uma organização socialmente responsável considera seu colaborador como sócio, desenvolve uma política de recompensas adequadas e justas, zela pela ética e saúde do colaborador, concede benefícios e carreira que valorizem as suas competências essenciais.
Abstract: The advancement of a people can be calculated through the ability to produce goods and services of excellence that increase the quality of life and well-being of the people. Certainly this requires a set of socially involved companies and aware of their impacts in various sectors of economic activity. In this work, a perceptive approach is taken to social responsibility in the strategic management of people. Thus, the objective of this study was to investigate how the managers of companies in the furniture, electronics and household appliances sector of the city of Araguaína-TO perceive and care about social responsibility as a tool in the strategic management of people. For that, a theoretical framework about the practices that involve organizational social responsibility, the strategic management of people and the intersection between these two themes is systematized. Thus, the nature of this research is qualitative of an exploratory nature, the structured questionnaire was adopted as a data collection instrument. The results obtained are directed to the companies and managers surveyed and point out that although they do not have total knowledge about the subject in question, they follow some steps of these practices in their administrative processes. It is emphasized that a socially responsible organization considers its collaborator as partner, develops a policy of adequate and fair rewards, watches over the employee's ethics and health, grants benefits and career that value their core competencies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1822
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