Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1779
Autor(a): Pereira, Maria Leda Melo Lustosa
Orientador: Melo, José Wilson Rodrigues de
Título: Formação específica de professores: análise e proposições sobre a atuação docente nos estabelecimentos prisionais do estado do Tocantins
Palavras-chave: Formação Específica de Professores; EJA Prisional; Escolas em prisões; Proposta de Formação; Specific teacher training; EJA Prison; Schools in prisons; Training proposal
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH
Citação: PEREIRA, Maria Leda Melo Lustosa. Formação específica de professores: análise e proposições sobre a atuação docente nos estabelecimentos prisionais do estado do Tocantins.2019.155f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2019.
Resumo: O presente estudo tratou sobre a Formação Específica de Professores: análise e proposições sobre a atuação docente nos estabelecimentos prisionais do estado do Tocantins. O objetivo principal do trabalho foi analisar a relevância de uma formação específica para os professores em atuação no contexto da educação em prisões no estado do Tocantins a partir da percepção dos próprios professores. Neste sentido, a pesquisa realizada se propôs apresentar uma proposta de formação específica com o intuito de ser analisada e implantada pelo estado do Tocantins para ser desenvolvida com esta categoria de professores. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualiquantitativa, desenvolvida com um grupo de 33 professores, lotados em 10 escolas em prisões da rede estadual, localizadas em 9 municípios do estado do Tocantins, a qual corresponde a 59% do corpo docente das escolas em prisões existentes neste território. Quanto ao procedimento metodológico da pesquisa, foi aplicado um questionário com 20 questões relativas ao objeto de estudo. Para a análise dos dados, foram utilizadas as contribuições de Bardin (2011), a respeito da análise de conteúdo. A investigação constatou que nos últimos 2 anos (2017-2018), 54,5% dos professores pesquisados disseram não ter participado de nenhuma atividade de desenvolvimento profissional relacionadas à educação de EJA em prisões. E 73% destes, disseram não ter participado de formação específica e/ou outra formação antes do início ano letivo de 2019, com o objetivo de realizar o planejamento de aula, conforme as diretrizes nacionais e estaduais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alunos em situação de privação de liberdade. A pesquisa empírica se preocupou em buscar respostas dos professores sobre as suas necessidades de desenvolvimento profissional que lhes habilite e qualifique para atuar em escolas em prisões. A partir de um questionário estruturado, com questões relacionadas às áreas/conteúdos relacionados a educação em prisões, foi possível realizar um diagnóstico das necessidades profissionais apontadas pelos professores, com observância a ordem de maior necessidade. Diante dos dados levantados e analisados apresentou-se a proposta de formação específica dentro das expectativas dos professores pesquisados, a qual será protocolizada junto à SEDUC/TO.
Abstract: The present study dealt with the specific teacher training: analysis and propositions on the teaching activities in the prison establishments of the state of Tocantins. The main objective of this study was to analyze the relevance of a specific training for teachers working in the context of education in prisons in the state of Tocantins from the perception of the teachers themselves. In this sense, the research carried out was proposed to present a specific training proposal in order to be analyzed and implemented by the state of Tocantins to be developed To be developed with this category of teachers. The research was carried out from the qualiquantitative approach, developed with a group of 33 teachers, crowded in 10 schools in prisons of the state network located in 9 municipalities in the state of Tocantins, corresponding to 59% of the faculty of schools in existing prisons existing in this territory. Regarding the methodological procedure of the research, a questionnaire was applied with 20 questions regarding the object of study. For data analysis, Bardin contributions (2011) were used, regarding the content analysis. The investigation found that in the last 2 years (2017- 2018), 54.5% of the teachers surveyed said they did not participate in any activity professional development related to EJA education in prisons. And 73% of these, said they did not participate in specific training and/or other training before the beginning of the school year of 2019, with the objective of carrying out the class planning, according to the national and state guidelines of youth and Adult Education (EJA) for students in a situation of deprivation of liberty. The empirical research was concerned with seeking answers from teachers about their professional development needs that enable and qualify them to act in schools in prisons. Based on a structured questionnaire, with questions related to areas/contents related to education in prisons, it was possible to make a diagnosis of Needs pointed out by the teachers, with observance of the order of greatest need. In view of the data collected and analyzed presented the proposal of specific training within the expectations of the teachers surveyed, which will be protocolized by the SEDUC/TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1779
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