Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1723
Autor(a): Silva, Haleks Marques
Orientador: Rodrigues, Walace
Título: Uma análise comparativista da obra “A paixão segundo G.H.” de Clarice Lispector com “O conceito de angústia” de Søren Kierkegaard
Palavras-chave: Clarice Lispector; Literatura comparada; Søren Kierkegaard; Angústia existencial; Ensino; Letteratura comparata; Søren Kierkegaard; Angoscia esistenziale; Insegnamento
Data do documento: 28-Jun-2019
Citação: SILVA, Haleks Marques. Uma análise comparativista da obra “A paixão segundo G.H.” de Clarice Lispector com “O conceito de angústia” de Søren Kierkegaard.2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.
Resumo: A presente dissertação é fruto da angústia e da paixão, mas sobretudo, do desejo de elucidar a necessidade de se ter uma visão holística e um ensino transdisciplinar entre os saberes, de forma especial entre a literatura e a filosofia, ciências imprescindíveis à formação do ser humano. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar, pelo viés comparativista, a produção literária de Clarice Lispector com a filosófica de Søren Kierkegaard, realizando uma análise ôntica e ontológica de alguns pontos, tais como a angústia, a verdade e a liberdade, no romance “A paixão segundo G.H.” à luz da filosofia existencial, a partir das concepções abordadas por Søren Kierkegaard em “O conceito de angústia” e evidenciar a indispensável aproximação entre o ensino de literatura e de filosofia. A abordagem utilizada para o estudo das obras foi documental sob viés comparativista. Os principais autores utilizados neste trabalho foram Valls (2007), Candido (1999), Cosson (2006), Cereja (2006), Farago (2006), Gotlib (1995), Malantschuk (1979), Nunes (1976, 2009), Moser (2017), Morin (2010), Heidegger (2015), Todorov (2010). Os resultados desse trabalho mostram-nos que a inter-relação das obras escolhidas para análise pode produzir novos sentidos interpretativos para elas, ativando processos de subjetivação a partir de saberes compartilhados entre as mesmas.
Abstract: Questa dissertazione è il risultato della passione e dell’angoscia, ma soprattutto del desiderio di chiarire la necessità di avere una visione olistica e l’insegnamento transdisciplinare tra diversi sistemi del sapere, in particolare tra letteratura e filosofia, scienze essenziali alla formazione e lo sviluppo dell'essere umano. In questa prospettiva, questo lavoro mira ad analizzare, per mezzo della comparazione, la produzione letteraria di Clarice Lispector a quella filosofica di Søren Kierkegaard, realizzando un'analisi ontica e ontologica di alcuni punti, come l’angoscia, la verità e la libertà, del romanzo "A paixão segundo G.H." alla luce della filosofia esistenziale, dalle concezioni affontati di Kierkegaard in "O conceito de angústia" e per evidenziare l'indispensabile approssimazione tra l'insegnamento della letteratura e della filosofia. L'approccio scelto per studiare i lavori è stato quello utilizzato dalla letteratura comparativista. I principali autori utilizzati in questo studio erano Valls (2007), Candido (1999), Cosson (2006), Cereja (2006), Farago (2006), Gotlib (1995), Malantschuk (1979), Nunes (1976, 2009), Moser (2017), Morin (2010), Heidegger (2015), Todorov (2010). I risultati di questo lavoro ci mostrano che l'interrelazione delle opere scelte può produrre per loro nuovi significati interpretativi, attivando processi di soggettivazione dalla conoscenza condivisa tra loro.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1723
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