Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1691
Autor(a): Sousa, Isaías Borges
Orientador: Vieira, Miliane Moreira Cardoso
Título: Aluno-monitor e professor mediador: nuances e visões acerca da monitoria de Língua Inglesa no curso de Letras-UFT
Palavras-chave: Monitoria;Aluno- Monitor;Formação Docente;Ensino Aprendizagem;Língua Inglesa;Monitorship;Student Monitor;Formation;Teaching Learning;English Language
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Isaías Borges de. Aluno-monitor e professor mediador: nuances e visões acerca da monitoria de Língua Inglesa no curso de Letras-UFT. 2019. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2019.
Resumo: Essa pesquisa visa investigar a monitoria no contexto da Universidade Federal do Tocantins no Curso de Letras Língua Inglesa, mais precisamente o papel da monitoria como um agente de apoio e formação para o aluno-monitor. Em seu objetivo procura demostrar como a monitoria pode ser determinante para o crescimento acadêmico, e na perspectiva para a formação do aluno- monitor em se tornar um futuro professor de língua inglesa. A pesquisa é de cunho qualitativo, direcionada ao público alvo que são os monitores e professores orientadores do programa de monitoria PIM (Programa Institucional de Monitoria). Em seu desenvolvimento e busca de dados utiliza-se de questionários e de informações fornecidas de acordo com os resultados e respostas as questões elaboradas. Com base na pesquisa e análises feitas ao questionário e as visões dos participantes, a pesquisa alcançou o seu determinado objetivo, preocupando-se em contribuir para a perspectiva da monitoria como um apoio a formação docente, investigando um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. Dessa forma constatamos de fato esse apoio fornecido pelo programa, sendo que para que isso aconteça é necessário a presença efetiva do aluno-monitor em todas as atividades que envolvem o processo, bem como uma mudança no pensar sobre si mesmo a respeito de seu papel na sociedade.
Abstract: This research aims to investigate the monitorship in the context of the Federal University of Tocantins in the language of English Language course, precisely the role of monitoring as a supportive agent and training for the student monitor. The objective is to demonstrate how the monitorship can be determining to the academic growth in education, and in the perspective of the formation of the students as monitor. The research is qualitative, aimed at the target audience of the monitors and coordinating professors of the Institutional Monitoring Program. In this search the data was acquired through the use of questionnaires. All the information provided from the answers are according to the results, aiming to support the use of monitorship for the teaching-learning training by staff and, consequently, the academic training with a role played by the student-monitor in its participation in monitoring activities within the university. Based on the research and analyzes made from the questionnaire and the views of the participants, the research reached its specific objective, being concerned to contribute to the monitoring perspective as a support to the teacher training, investigating a case study at the Federal University of Tocantins. In this way, we can verify the support provided by the program, and for this happen, it is necessary to have an effective presence of the student-monitor in all the activities involved in the process, as well as a change in thinking about oneself about their role in society.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1691
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISAIAS BORGES DE SOUSA - TCC - LETRAS.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.