Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1634
Autor(a): Cruz, Ghiovana da Rosa Machado
Orientador: Rodrigues, Jean Carlos
Título: A casa dos Buendía em Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez: uma interpretação fenomenológica
Palavras-chave: A casa dos Buendía; Cem Anos de Solidão; Fenomenologia; The Buendía‘s house; One Hundred Years of Loneliness; Phenomenology
Data do documento: 21-Jun-2019
Citação: CRUZ, Ghiovana da Rosa Machado. A casa dos Buendía em Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez: uma interpretação fenomenológica.2019. 139f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2019.
Resumo: A literatura é uma (re)criação que envolve a subjetividade de seu autor quanto de seu leitor. É arte, sendo assim representação do humano, fonte de reflexões e afetos. Este trabalho procura analisar a casa da família Buendía do romance Cem Anos de Solidão do autor colombiano Gabriel García Márquez, publicado pela primeira vez em Buenos Aires - Argentina, em 1967. A narrativa marcante da obra literária em estudo pode ser vista como sendo uma expressão capaz de despertar sentidos diversos e particularizados. A intenção do nosso trabalho é buscar através de uma perspectiva interdisciplinar de caráter fenomenológico nos apoiando na geografia cultural humanista, evidenciar às múltiplas possibilidades de compreensões e discussões da obra em estudo, ressaltando o papel desempenhado pela casa da família principal na obra. A pesquisa está firmada na ideia de que o texto literário juntamente com seu leitor compõe um fenômeno, dada a subjetividade do mesmo e suas diversas possíveis interpretações, assim nos apoiaremos na fenomenologia para realizar as análises. Defendemos que tanto Macondo – aldeia onde se desenvolve o enredo do romance- quanto a casa dos Buendía – principal centro narrativo, são lugares-literários-simbólicos na obra Cem Anos de Solidão, de García Márquez, a partir da concepção fenomenológica. Para o alcance desse objetivo, compusemos uma metodologia interdisciplinar baseada em um trabalho de revisão de literatura construído sob o método fenomenológico e firmado na geografia cultural humanista.
Abstract: The literature is a re(creation) involves the subjectivity of his author and of his reader. It‘s art, being thus human representation, reflections source and affects. This work demand to analyze the Buendía family house of romance One Hundred Years of Loneliness of Colombian author Gabriel García Marquez, published in the first time in Buenos Aires- Argentina, in 1967. The striking narrative of literary work in study can be seen as being a expression capable of awakening several and particularized senses. The intention of our job is to search trough an interdisciplinary perspective of phenomenological character supporting us in the humanistic cultural geography, to evidence the multiple possibilities of understanding and discussions of the work in study, highlighting the role played by the house main family in the work. The search is based on the idea that the literary text together with its reader makes up a phenomenon, given the subjectivity of the same and its several possible interpretations, so we will stand on phenomenology to accomplish the reviews. We defend that both, Macondo- village where develops the plot of romance - and the Buendías house‘s- main narrative center, are places-literary-symbolics in work One Hundred Years of Loneliness, of García Márquez, from phenomenology conception. For the reach this objective, we composed a interdisciplinar methodology based on a work of literature review built under the phenomenological method and signed in the humanistic cultural geography.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1634
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

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