Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1629
Authors: Silva, Aparecida Eliane
metadata.dc.contributor.advisor: Manieri, Dagmar
Title: Relações de poder e cultura da escola: relatos de um adoecimento
Keywords: Relações de poder; Cultura da escola; Síndrome de Burnout; Adoecimento de professores; Power relations; School culture; Burnout Syndrome; Teacher sickness
Issue Date: 28-Jun-2019
Citation: SILVA, Aparecida Eliane. Relações de poder e cultura da escola: relatos de um adoecimento.2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a importância da cultura da escola nas interrelações que ocorrem na instituição escolar; entender a cultura da escola a partir do estudo de processos de dominação; evidenciar os saberes concretizados pela maturidade dos professores aposentados sobre relações de poder, cultura da escola e o adoecimento decorrente do desenvolvimento de comportamento que se aproxima do diagnóstico de professores com a Síndrome de Burnout. Para sanar esses intentos, o estudo em referencial teórico-metodológico buscou dialogar com alguns autores, dentre eles se destacam: Alberti (2005); Candau (2008, 2011); Bourdieu (1989, 2008, 2014); Forquin (1993); Foucault (2016, 2012, 2014ª, 2014b); Domingos (2011), Josso (2004); Nóvoa (1992, 1999); Thompson (2002). Fazendo um importante recorte temporal esta análise qualitativa concebe a história oral como metodologia de pesquisa. Assim, dos relatos da história de vida de quatro professores da educação básica, aposentados da rede pública de ensino estadual e municipal de Araguaína-TO, a pesquisa analisou o campo laboral utilizando-se de entrevistas temáticas semiestruturadas, com auxílio de instrumento de gravação e escrita. Seguindo as narrativas dos professores participantes, este estudo constatou que o que leva o professor concursado a se sentir pressionado trabalhando em uma escola pública reside prioritariamente nas relações interpessoais que envolvem mais poder, na pressão por resultados de aprendizagem do aluno em avaliações internas/externas e na sobrecarga de trabalho. Para além de mostrar em riqueza de detalhes a significativa interferência das relações de poder e da cultura da escola no adoecimento de professores, este trabalho traz uma peculiar contribuição para a sistematização de ações voltadas para melhorias nas condições de ensino
Abstract: This research aimed to understand the importance of school culture in the interrelations that occur in the school institution; understand the school culture from the study of domination processes; to highlight the knowledge materialized by the maturity of retired teachers about power relations, school culture and the illness resulting from the development of behavior that approaches the diagnosis of teachers with Burnout Syndrome. To remedy these intentions, the study in theoretical-methodological framework sought to dialogue with some authors, among them stand out: Alberti (2005); Candau (2008, 2011); Bourdieu (1989, 2008, 2014); Forquin (1993); Foucault (2016, 2012, 2014ª, 2014b); Domingos (2011), Josso (2004); Mist (1992, 1999); Thompson (2002). Making an important time frame this qualitative analysis conceives oral history as a research methodology. Thus, from the life story reports of four teachers of basic education, retired from the public state and municipal public schools of Araguaína-TO, the research analyzed the labor field using semi-structured thematic interviews, with the aid of recording instrument and writing. Following the narratives of the participating teachers, this study found that what makes the undergraduate teacher feel pressured working in a public school resides primarily in the interpersonal relationships that involve more power, the pressure for student learning outcomes in internal / external evaluations and at work overload. In addition to showing in significant detail the significant interference of power relations and school culture in teachers' illness, this work brings a peculiar contribution to the systematization of actions aimed at improving teaching conditions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1629
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