Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1623
Authors: Ferré, Cislany Nobres da Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Joedson Brito dos
Title: A avaliação na educação infantil do município de Tocantinópolis/TO: detalhes de uma pesquisa
Keywords: Avaliação;Educação Infantil;Prática Pedagógica;Evaluation;Children education;Practice Pedagogica
Issue Date: 20-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Ferré, Cislany Nobres de Almeida. A avaliação na educação infantil do município de Tocantinópolis/TO: detalhes de uma pesquisa. 2019. 57 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo avaliativo na educação infantil e tem como objetivo central compreender os limites e possibilidades da avaliação na educação infantil e os desafios na prática docente de pedagogos que atuam nessa etapa da Educação do município de Tocantinópolis-TO. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo, como técnica de coleta de dados a análise documental foi realizada por intermédio da ficha de avaliação1utilizada pelas professoras, e fizemos um questionário com formulário estruturado de entrevista2com professoras. Para campo de pesquisa escolhemos duas instituições pública de educação infantil: uma creche e uma pré-escola. Fundamentaram a pesquisa autores como Luckesi (2005), Hoffmann (2000), Vasconcellos (2005), Weisz (2006), Santos (2015), também documentos legais como Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 1998/2009 e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Espera-se que o trabalho possa contribuir no sentido de compreender a melhor concepção e processo de avaliar na educação infantil, que os profissionais que atuam nessa etapa da Educação, tenham mais saberes na prática da avaliação no Município de Tocantinópolis/TO, aproximando assim, cada vez mais, do que está posta na Literatura sobre tipos e instrumentos de avaliar a criança pequena, como também, seus desafios, limites e possibilidades.
Abstract: The present work has the objective of studying the evaluative process in early childhood education and its main objective is to understand the limits and possibilities of evaluation in the early childhood education between the pedagogical and legal presuppositions and the challenges in the teaching practice of pedagogues that work in the infantile education of the municipality of Tocantinópolis -TO. For the development of the research we will use a qualitative approach with bibliographical field research, we will use as data collection technique the documentary analysis of the accompanying notebooks and the evaluation form used by the teachers, and we will make an interview with teachers. For the field of research we will choose a class of day care and another one of preschool. The authors of this paper are based on the literature on the Brazilian Constitution of 1988, the Law on Guidelines and Bases of Law, National Education Guidelines, the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of 1998/2009 and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education. It is hoped that the work can contribute to the understanding of the best conception and process of evaluating children's education, as well as their challenges, limits andpossibilities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1623
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cislany Ferré - TCC Pedagogia.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.