Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1425
Authors: Barros, Carlla Cristina de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Sposito, Ítalo Beltrão
Title: Diplomacia cultural como instrumento da política externa brasileira
Keywords: Diplomacia cultural;Política externa;Ministério das Relações Exteriores;Brasil;Cultural diplomacy;Foreign policy;Ministry of Foreign Affairs;Brazil
Issue Date: 10-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Carlla Cristina de Oliveira. Diplomacia cultural como instrumento da política externa brasileira. 2019. 66 f. Monografia (Graduação) - Curso de Relações Internacionais - UFT, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A diplomacia cultural no Brasil é um intermédio de promoção cultural brasileira, a partir dos departamentos de cultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), sendo assim executada por meios de setores culturais nas embaixadas em outros países. Este tema vem se revelando um importante objeto de análise dentro das Relações Internacionais, devido ser um instrumento de aproximação entre povos, o que auxilia na contribuição para a abertura de uma indústria cultural no objetivo de vínculos linguísticos e culturais com outros países, além de sua relevância para o estímulo de diálogos políticos e econômicos. Dessa forma, utilizando como referência o conceito de soft power diplomacia cultura, e o referencial teórico da subárea de análise de política externa, este trabalho, em pesquisa qualitativa, possui três objetivos principais: expor como funcionam os setores responsáveis por este campo, analisar a importância da Língua Portuguesa no cenário internacional e como se dá a dinâmica de funcionamento da Divisão de Promoção Da Língua Portuguesa, que promove o ensino da Língua Portuguesa no exterior. Para o alcance de tal são coletadas e analisadas literaturas que discutem o tema, além de documentos oficiais do governo brasileiro.
Abstract: Cultural diplomacy in Brazil is an intermediary of Brazilian cultural promotion, based on the culture departments of the Ministry of Foreign Affairs, and is thus implemented by cultural sectors at embassies in other countries. This topic has proved to be an important object of analysis within International Relations, since it is an instrument of rapprochement between peoples, which helps in the contribution to the opening of a cultural industry in the objective of linguistic and cultural links with other countries, besides its relevance for stimulating political and economic dialogues. Thus, based upon the concepts of soft power and cultural diplomacy and foreign policy analysis subarea theoretical foundation, this qualitative research work has three main objectives, to explain how the sectors responsible for this field work, to analyze the importance of the Portuguese Language in the international scenario and how the dynamic of the Division of Portuguese Language Promotion, which promotes the teaching of the Portuguese language abroad. With these objectives in mind, literatures that discuss the theme were collected and analyzed, as well as official documents of the Brazilian government.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1425
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