Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1183
Autor(a): Cohen, Maria de Los Ángeles Martínez
Orientador: Paixão, Adriano
Título: Eficiência produtiva no ensino superior: uma aplicação da análise envoltória de dados entre universidades colombianas e brasileiras
Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados; Eficiência; Educação Superior; Brasil; Colômbia; Data Envelopment Analysis; Efficiency; Higher education; Brazil; Colombia
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: COHEN, Maria de Los Ángeles Martínez. Eficiência produtiva no ensino superior: uma aplicação da análise envoltória de dados entre universidades colombianas e brasileiras. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2019.
Resumo: Esta pesquisa considera a mensuração da eficiência no contexto da educação superior. Em particular, aborda a eficiência fornecida pela Análise Envoltória de Dados (DEA). definiu-se como principal objetivo mensurar a eficiência de 56 universidades brasileiras e 31 universidades colombianas. Definiram-se como objetivos específicos descrever os sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil e Colômbia, analisar alguns avanços em educação superior e sua relação com o desenvolvimento regional e por último, apresentar aspectos comuns relacionados a ineficiência do ensino superior no Brasil e Colômbia. Para o caso brasileiro os dados foram obtidos através do Tribunal de Contas da União (TCU) e no Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP), para Colômbia as principais fontes de dados foram o Ministério de Educação Nacional (MEN), o Departamento Nacional de Estatística (DANE) e o Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação (COLCIENCIAS). Por razões metodológicas, o total de universidades em cada país foi dividido em dois grupos, aquelas dedicadas ao ensino e outras mais voltadas à pesquisa. Os resultados apontaram que as principais causas de ineficiência tanto para o Brasil como para Colômbia estão relacionas ao uso ineficiente do corpo docente e dos recursos financeiros e aos poucos resultados em pesquisa, sendo este último o fator mais evidente entre as universidades colombianas.
Abstract: This research considers the measurement of efficiency in the context of higher education in particular, the efficiency resulting from the Data Development Analysis (DEA) is addressed. For the development of this study it was defined as a general objective to measure the efficiency of 56 Brazilian universities and 31 Colombian universities, the specific objectives defined were: identify the necessary adjustments between inputs and outputs to place inefficient universities on the efficiency frontier, describe the systems of evaluation of higher education in Brazil and Colombia, analyze some advances in higher education and its relation to regional development and finally describe common aspects related to the inefficiency of higher education in Brazil and Colombia. In the Brazilian case, the data were obtained through the Court of Accounts of the Union (TCU) and the National Institute of Education and Research (INEP). For the Colombian case, the main sources of data were the Ministry of National Equation (MEN), the National Department of Statistics (DANE) and the Administrative Department of Science, Technology and Innovation (COLCIENCIAS). For methodological reasons, the total number of universities in each country was divided into two groups, those with a greater dedication to teaching and another group more dedicated to research. The results indicated that the main causes of inefficiency for both Brazil and Colombia are related to the inefficient use of the teaching staff, financial resources and low research results, the latter being the most evident factor among Colombian universities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1183
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