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Authors: Fernandes, Rebeca Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Suzana Gilioli da Costa
Title: Programa de Bolsa Permanência – uma avaliação das possibilidades para a conclusão do ensino superior do estudante vulnerável na UFT/Câmpus de Gurupi
Keywords: Políticas Educacionais; Assistência Estudantil; Programa de Bolsa Permanência; Desempenho acadêmico; Educational Policies; Student Assistance; Permanency Grant Program; Permanence; Academic achievement
Issue Date: 4-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: FERNANDES, Rebeca Vasconcelos. Programa de Bolsa Permanência – uma avaliação das possibilidades para a conclusão do ensino superior do estudante vulnerável na UFT/câmpus de Gurupi. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A Política de assistência estudantil da UFT visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do desempenho acadêmico dos estudantes assistidos pelo PNAES, identificando as causas que podem levá-los ao insucesso acadêmico e possível evasão. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar as ações de assistência estudantil referentes à implantação do Programa de Auxílio Permanência do Câmpus de Gurupi, com destaque para a verificação da relação desta política e o desempenho acadêmico do estudante vulnerável e o impacto da concessão destas bolsas na trajetória do estudante, a partir da seguinte indagação: Considerando as políticas de assistência estudantil implantadas pela UFT, há relação efetiva da concessão de auxílio permanência e o desempenho acadêmico do estudante em condição vulnerável no Câmpus de Gurupi? Foram propostos objetivos específicos para identificar os estudantes beneficiados pelo auxílio permanência, no Câmpus de Gurupi; para verificar o processo de concessão de bolsas em relação ao perfil socioeconômico dos estudantes beneficiados, ao examinar como é realizado o acompanhamento e o alcance dos estudantes que realmente necessitam desta política; e avaliar as relações entre a concessão de auxílio permanência e o desempenho acadêmico dos beneficiários. Quanto à metodologia, a pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário aplicado aos estudantes bolsistas, um roteiro de entrevistas destinado ao SASP, setor responsável pelas ações de assistência estudantil, desenvolvidas pela UFT/Gurupi, além de coleta de dados no sistema acadêmico da instituição, referentes aos auxílios e desempenho acadêmico dos bolsistas. A análise qualitativa, por meio da análise temática de conteúdo, utilizou recortes de fontes documentais e informações de banco de dados para análise do perfil socioeconômico dos estudantes, enquanto a análise quantitativa foi realizada por meio de estatística descritiva, envolvendo a elaboração de tabelas e gráficos comentados individualmente. Os resultados encontrados apontam que a assistência estudantil constitui-se num apoio fundamental para a permanência dos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica e sinalizam que o Auxílio Permanência atinge parte dos propósitos para os quais foi criada, considerando a maioria dos bolsistas que participaram da pesquisa, pois o programa impacta diretamente para a permanência destes na instituição. A PROEST tem implantado estratégias eficazes a fim de diminuir as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários, para que estes obtenham êxito no desempenho acadêmico, há melhora no coeficiente acadêmico após o recebimento dos auxílios assistenciais, mas ainda está aquém do esperado. Embora precisem ser ampliados e aprimorados enquanto política pública, programas desta natureza são extremamente importantes para a permanência dos estudantes com baixa condição socioeconômica nas universidades, para que as políticas de acesso e permanência, efetivamente, contribuam para a formação integral dos estudantes vulneráveis. Apesar de favorecer, não há garantia da permanência dos estudantes no câmpus apenas por meio de bolsas e auxílios financeiros concedidos. Finalizando o estudo, foram apresentadas recomendações em um Diagnóstico sobre a assistência estudantil, com o intuito de contribuir para o aprimoramento do Auxílio Permanência desenvolvido pela UFT.
Abstract: Universidade Federal do Tocantins - UFT Student Assistance Policy aims to improvement of quality of life and academic performance of the students assisted by PNAES, identifying the causes that can lead them for academic failure and possible avoidance. The present study had as general objective to evaluate the student‘s assistance actions related to the implementation of the Campus Gurupi Permanent Assistance Program, highlighting the relationship between this policy and the student's academic performance in a vulnerable condition and impact of permission of these policies on the trajectory of the student, based on the following question: Considering the studant assistance policies implemented by UFT, is there an effective relationship between granting scholarship permanence and the academic performance of the vulnerable student at Campus Gurupi? Specific objectives were proposed to identify the students benefiting from the scholarship permanence, in the Campus of Gurupi; to verify the scholarship process in relation to the socioeconomic profile of the students benefited, when examining how the monitoring and the reach of the students who really need this policy are carried out; and evaluate the relationships between granting scholarship permanence and the academic performance of beneficiaries Regarding the methodology, the research was developed in a qualitative-quantitative approach. The data collection was done through a questionnaire applied to the scholarship students, a script of interviews destined to the SASP, sector responsible for the actions of student assistance, developed by UFT / Gurupi, besides data collection in the academic system of the institution, referring scholarships and academic performance. The qualitative analysis, through the thematic content analysis, used documentary data and database information to analyze the socioeconomic profile of the students, while the quantitative analysis was performed through descriptive statistics, involving the elaboration of graph and tables commented individually. The results show that student assistance constitutes a fundamental support for the permanence of students with socioeconomic vulnerabilities and indicates that the Permanence scholarship reaches some of the purposes for which it was created, considering the majority of the scholars who participated in the research, since the program has a direct impact on their permanence in the institution. The Proest has implemented effective strategies to reduce the difficulties faced by beneficiaries so that they succeed in academic performance, there is an improvement in the academic coefficient after the receipt of assistance, but it is still below expectations. Although they need to be expanded and improved as a public policy, programs of this nature are extremely important for the permanence of students with low socioeconomic status in universities, so that access and permanence policies effectively contribute to integral education of vulnerable students. Although it favors, there is no guarantee that students will stay on campus only through scholarships and financial aid granted. At the end of the study, recommendations were presented in a Diagnosis on student assistance, with the purpose of contributing to the improvement of the Permanency Grant developed by UFT.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1088
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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