Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1079
Autor(a): Brandão, Joel dos Santos
Orientador: Medeiros, Ana Lúcia de
Título: O impacto da evasão e retenção sobre o financiamento de universidades federais brasileiras: um estudo a partir do indicador aluno equivalente
Palavras-chave: Evasão; Retenção; Financiamento; Ensino Superior; Aluno Equivalente; Dropout; Retention; Funding; Higher Education; Student Equivalent
Data do documento: 19-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: BRANDÃO, Joel dos Santos. O impacto da evasão e retenção sobre o financiamento de universidades federais brasileiras: um estudo a partir do indicador aluno equivalente. 2018. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2018.
Resumo: As dificuldades orçamentárias por que passam as instituições federais de ensino no Brasil exigem estudos que busquem entender a dinâmica do processo de gastos e do seu financiamento. Este trabalho tem como objetivo geral é medir a evasão e a retenção nos cursos de Universidades Federais no período entre os anos 2012 e 2016, verificando o efeito de algumas variáveis sócio demográficas e os seus impactos sobre o financiamento. Este, é, então, baseado no indicador aluno equivalente, que considera a quantidade de alunos diplomados e o percentual de alunos retidos. Este último tem como base valores padronizados por áreas de cursos e que não reflete as peculiaridades dos cursos no que tange à localização geográfica e aos aspectos sociais. Assim, foram analisadas a evasão, a retenção e a relação de financiamento (razão do número de alunos equivalentes pelo estoque de alunos) a partir de um modelo de regressão utilizando-se os microdados do censo da educação superior de 2012 a 2016, divulgados pelo Inep. Do lado positivo, os resultados mostraram que a evasão e a retenção são reduzidas e a relação de financiamento aumenta com a participação dos alunos em programas de reserva de vagas. Do lado negativo, os cursos noturnos contribuem para o aumento da evasão e da retenção e a diminuição da relação de financiamento. Há variações dos resultados para regiões, anos e peso do grupo em que se localizam os cursos, em conformidade com a tabela Andifes. Quando se observam os resultados no conjunto, a Região Norte apresenta os piores resultados e os cursos de peso de grupo 4,5, como Medicina e Odontologia, apresentaram as menores taxas de evasão e retenção. Confirmou-se também que o aumento da evasão e da retenção diminui a relação de financiamento.
Abstract: The budgetary difficulties of the federal institutions of education in Brazil require studies that seek to understand the dynamics of the spending process and the financing of these expenditures. This study sought to understand the financing process, especially the effects of dropout and retention on it, since the apportionment of resources destined to universities is based on the equivalent student indicator and this indicator depends on the number of graduates. The funding is based on the equivalent student indicator, which considers the number of graduates and the percentage of retained students. The latter is based on values standardized by course areas and it does not reflect the peculiarities of the courses in terms of geographical location and social aspects. Thus, the dropout, retention and funding ratio (ratio of the number of students equivalent to the student stock) were analyzed from a regression model using the micro-data from the census of higher education from 2012 to 2016, published by Inep. On the positive side, the results showed that dropout and retention are reduced and the funding ratio increases with the participation of students in vacancy reservation programs. On the negative side, evening courses contribute to increased dropout and retention and a decrease in the funding ratio. There are variations of the results for regions, years and weight of the group in which the courses are located, according to the Andifes table. When the results are observed in the set, the North Region presents the worst results and the 4,5 group weight courses, such as Medicine and Dentistry, presented the lowest rates of dropout and retention. It was also confirmed that the increase in dropout and retention reduces the funding ratio.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1079
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