Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/918
Author: Silva, Oziel Pereira da
Advisor: Santos, Janete Silva dos
Title: A análise linguística no discurso de professores do ensino básico: conflitos e silenciamentos
Keywords: Análise linguística;Análise do Discurso;Ensino;Analysis Linguistics;Discourse Analysis;Education
Issue Date: 12-Jun-2015
Citation: SILVA, Oziel Pereira da. A análise linguística no discurso de professores do ensino básico: conflitos e silenciamentos.2015. 166f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015.
Resumo: Esta investigação busca compreender como o professor constrói seu discurso frente às demandas dos PCN concernentes à prática da Análise Linguística [AL], uma nova proposta para o estudo/ensino dos conteúdos gramaticais que direciona o aluno a uma reflexão sobre a função e o(s) sentido(s) dos recursos linguísticos empregados nos textos, tendo em vista o desenvolvimento de suas capacidades linguístico-discursivas. Logo, faz-se análise linguística não apenas considerando e/ou extraindo do texto frases, orações e períodos empregados descontextualizadamente, como no modelo tradicional de ensino de gramática, mas produzindo uma atividade de reflexão sobre a linguagem como um todo [atividade epilinguística], abordando os múltiplos aspectos que a constituem – incluindo-se, os pragmáticos e semânticos – e a relacionam com as práticas concretas dos sujeitos em situações reais de interlocução. O objetivo principal desta pesquisa, portanto, é compreender o imaginário do professor acerca das novas demandas sobre a abordagem da língua orientada pelos PCN e por teorias atuais de ensino de gramática. O percurso metodológico norteou-se pelos princípios qualitativos, e o teórico se deu sob bases interdisciplinares, concretizadas pelo diálogo entre a Linguística Aplicada e a Análise de Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 1990, 1997a,1997b, 2008; ORLANDI, 1994, 1995, 2002, 2005), com três (03) docentes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, em uma Escola Estadual do município de Conceição do Araguaia-PA. Foram utilizados como instrumentos à geração dos dados: (i) questionário e (ii) entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para uma compreensão parcial sobre a AL, por parte das docentes, o que, para nós, é significativo, visto que insinuam potenciais movimentos de deslocamento em relação ao ensino normativo-prescritivista, provavelmente, em decorrência do contato que tiveram, na formação inicial, com os discursos contemporâneos sobre o ensino de língua portuguesa.
Abstract: This investigation seeks to understand how the teacher builds his speech before the demands of PCN about practice of Linguistic Analysis [AL], a fresh proposal for the study / teaching of grammar contents that directs the student to reflect on the role and the (s) direction (s) the linguistic resources used in the texts, in order to develop their linguistic and discursive skills. Soon, it is not only based linguistic analysis and / or extracting text phrases, sentences and times descontextualise employees, as in the traditional model of teaching grammar, but producing a reflection of activity on the language as a whole [epilinguística activity] addressing the many aspects that make it up - including, pragmatic and semantic - and to relate to the specific practices of the subjects in actual dialogue. The main purpose of this research, therefore, is to comprehend the teacher's imagination concerning the new claims on the management of language guided by the PCN and present theories of teaching grammar. The methodological trajectory guided up by qualitative principles, and the theoretical happened under interdisciplinary bases, realized by dialogue between Applied Linguistics and the French Discourse Analysis (PÊCHEUX, 1990, 1997a, 1997b, 2008; ORLANDI, 1994, 1995, 2002, 2005), three (03) teachers of the 1st, 2nd and 3rd High School series, in a state school in the municipality of Conceição do Araguaia-PA. Was utilized as instruments to generate the data: (i) questionnaire and (ii) semi-structured interviews. The results point to a partial understanding of the AL, by the teachers, which, for us, is significant, since imply potential traversing movements in relation to the normative-prescriptive teaching [reflective subjection], probably because of contact you had, in initial training, with the contemporary speeches on the portuguese language teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/918
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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