Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/916
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dc.contributor.advisorSantos, Janete Silva dos-
dc.contributor.authorSilva, Camila Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-04-24T19:07:32Z-
dc.date.available2018-04-24T19:07:32Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Rodrigues. Diálogo entre os critérios de avaliação do PNLD e o tratamento didático em livro didático.2015. 123f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/916-
dc.description.abstractThis work analyzes the interfaces Textbooks of Portuguese as gender of the discourse. The research try to provoke a dialogue between the Plano de Desenvolvimento do Livro Didático (PNLD), and the didactic treatment concerning the linguistics practice analysis on textbook Vontade de Saber Português - 9º ano. Textbooks were seen as a complex object of research and as a secondary genre of speech (BAKHTIN, 2011, 2003; BUZEN, 2013; MORIN, 1996; SIGNORINI, 2004). Besides, the socio-historic discourse of Bakhtinian base was adopted conception as epistemological and methodological basis, especially the Theory Dialogical of the Language - TDL. Also, the principles of the qualitative research method and techniques of the analysis content anchor this documental research, what is done to one understanding the specificities as of the whole of the object researching. It is noticed that the textbook is a tool that provides support to educators to mediate teaching and learning. However, the educator should not restrict himself only to mediate the material, he must also understand and recognize his influence in the selection process and assessment, and to follow criteria for adopt it in a more effectively way. The final results, it was noticeable that book on focus provides activities that cover the different uses and contexts of the language through the genres. It is noticed that the focus of this research, analysis Linguistics practice, is approached in good parts of activities. From the results, it was also examined the LD consists of agreements and disagreements between the didactic treatment and PNLD requirements. In this sense, the educator to mediate the LD to propose teaching practices to develop the communication skills of reflective way with the use of language in its variety, linking them with the teaching axes (reading, orality, textual production, and linguistic knowledge). Thus, education professionals should realize the intention of the proposed activities by a Textbook to guide their students into the literate and complex world since this feature is a printed material of a literate culture that is influenced by many factors that affect your preparation and their use in the educational field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLinguistic Analysispt_BR
dc.titleDiálogo entre os critérios de avaliação do PNLD e o tratamento didático em livro didáticopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa as interfaces do Livro Didático de Língua Portuguesa- LDP como gênero do discurso, provocando um diálogo entre os critérios avaliativos do PNLD e o tratamento didático concernente à prática da Análise Linguística na obra Vontade de Saber Português, 9º ano do Ensino Fundamental. A obra analisada foi vista como um objeto complexo de investigação e como gênero do discurso secundário (BAKHTIN, 2011, 2003; BUZEN, 2013; MORIN, 1996; SIGNORINI, 2004). Nesse sentido, a concepção adotada como base epistemológica e metodológica foi a sócio-histórico-discursiva de base bakhtiniana, especialmente a Teoria Dialógica da Linguagem – TDL. Esta investigação documental ancora-se, ainda, nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica a Análise de Conteúdo para compreender tanto as especificidades do objeto de investigação como a sua totalidade. Nota-se que o Livro Didático é um dos instrumentos que auxilia o educador para mediar o ensino e aprendizagem. No entanto, o educador não deve se restringir apenas em mediar o material, é necessário também que ele compreenda e reconheça o seu papel dentro do processo de seleção desse material, bem como os critérios avaliativos deste para que, assim, possa adotá-lo com mais eficácia. No que tange aos resultados finais, foi perceptível que o Livro em pauta propicia atividades que contemplam os diferentes usos e contextos da língua por meio dos gêneros discursivos. Percebeu-se, ainda, que a prática da Análise Linguística na obra, foco da pesquisa, é abordada em boa parte das atividades propostas. A partir dos resultados obtidos, averiguou-se também que o LD é composto de encontros e desencontros entre o tratamento didático e as exigências do PNLD. Desse modo, o educador ao mediar o LD deve propor práticas de ensino que desenvolvam as competências comunicativas de forma reflexiva com o uso da língua em sua variedade, interligando-as com os eixos de ensino ( leitura, oralidade, produção de texto escrito e conhecimento linguístico). Portanto, os profissionais da educação devem perceber a intenção das atividades propostas por um Livro Didático para orientar seus educandos dentro do mundo letrado e complexo, visto que esse recurso é um material impresso de uma cultura letrada que é influenciado por inúmeros fatores que afetam a sua elaboração e o seu uso no âmbito educacional.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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