Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Luiz Roberto Peel Furtado-
dc.contributor.authorSilva Neto, Antônio Cilírio da-
dc.date.accessioned2018-04-24T18:24:28Z-
dc.date.available2018-04-24T18:24:28Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Antônio Cilírio da. Uso e sistematização das classes de palavras – substantivo e adjetivo: a teoria e análise linguístico-gramatical aplicada aos estudos morfológicos – proposta de criação de material didático .2015. 209f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/915-
dc.description.abstractThe aim of this study is to reflect on the language which is explicited and conducted by the links of education, through grammar (explicit or implicit). We analyze the usage and systematization of classes of words – noun and adjective in the theoretical context of grammars Bagno (2011), Castilho (2012), Cunha and Cintra (2007), Perini (2013), Neves (2012) and Travaglia (2009), in a collection of textbooks Porta Aberta – 1st to 5th grade and in the speech of mother tongue teachers in order to check how the exposure of those grammatical content (nouns and adjectives) occurs in those manuals; also investigating how such contents are exposed and how are founded on more current language studies. As theoretical framework we have the theory of complexity of Edgar Morin (2008);So, our methodological starting point cannot be closed or restricted, since the reality, both theoretical and practical, to be searched, is clearly complex and requires a mature and open posture. And also the exploratory researches involving bibliographical studies. Therefore we use as a methodological starting exploratory and bibliographic researches, Gil (2010) says that the exploratory researches have as main purpose to develop, clarify and modify concepts and ideas. Triangulation is also part of our work because we found that, in a complex paradigm, this approach indicates the combination of different methods, study groups, local environments and time, and different theoretical perspectives in the treatment of a phenomenon (FLICK, 2007); It is understood, yet, in our research as a strategy for the validation of results, to be connected to qualitative methods. Thus, the grammar teaching in the mother tongue education in the early years of elementary school, lacks philosophical grounding in the aesthetic dimensions, ethical and pedagogical, what complexity theory also accepts as a basic principle. At the end, we verified the lack of articulation, disconnection, between language studies and practices carried out in the school environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubstantivo e adjetivopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEstudos linguísticospt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectNoun and Adjectivept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectLinguistic studiespt_BR
dc.subjectMother Tongue teachingpt_BR
dc.titleUso e sistematização das classes de palavras – substantivo e adjetivo: a teoria e análise linguístico-gramatical aplicada aos estudos morfológicos – proposta de criação de material didáticopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é refletir sobre a língua que é explicitada pelo viés da educação e conduzida por meio da gramática (explícita ou implícita). Foram analisados o uso e a sistematização das classes de palavras – substantivo e adjetivo, no contexto teórico das gramáticas de Bagno (2011), Castilho, (2012), Cunha e Cintra (2007), Perini (2013), Neves (2012) e Travaglia (2009), na coleção de livros didáticos (Porta Aberta – 1º ao 5º ano) e na fala dos professores de língua materna, a fim de verificar como se dá a exposição desses conteúdos gramaticais; investigando, ainda, como esses conteúdos são expostos e como estão fundamentados nos estudos da linguagem mais atuais. Tem-se como referencial teóricometodológico a teoria da complexidade de Edgar Morin (2008); logo, nosso ponto de partida metodológico não pode ser fechado nem restrito, já que a realidade, tanto teórica quanto prática, a ser pesquisada, é evidentemente complexa e exige uma postura madura e aberta. E, também, as pesquisas exploratórias que envolvem estudos bibliográficos. Assim, foram utilizadas como ponto de partida metodológico as pesquisas exploratórias e as pesquisas bibliográficas. Gil (2010) diz que as pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. A triangulação também faz parte do nosso trabalho, porque foi verificado que, em um paradigma complexo, esta abordagem indica a combinação de diferentes métodos, grupos de estudo, ambientes locais e temporais, e perspectivas teóricas distintas no tratamento de um fenômeno (FLICK, 2007), sendo compreendida, ainda, em nossa pesquisa, como estratégia para a validação de resultados, por estar ligada a métodos qualitativos. Destarte, o ensino de gramática na educação de língua materna, nos primeiros anos do ensino fundamental, carece de embasamento filosófico nas dimensões estética, ética e pedagógica, o que a teoria da complexidade também acata como princípio elementar. Ao final, foi verificada a inexistência de articulação e conexão, entre os estudos linguísticos e as práticas realizadas no ambiente escolar.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antônio Cilírio da Silva Neto - Dissertação.pdf8.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.