Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/885
Autor(a): Carvalho, Euvaldo de Souza
Orientador: Vizolli, Idemar
Título: Sequência didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração
Palavras-chave: Sequência didática;Fração;Processo de ensino e aprendizagem;Estudante;Professor;Didactic sequence;Fraction;Process of teaching and learning;Student;Teacher
Data do documento: 7-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: CARVALHO, Euvaldo de Souza. Sequência didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017.
Resumo: Esta dissertação resulta de um estudo bibliográfico que tem como objetivo a proposição uma sequência didática como recurso metodológico com vistas à compreensão do conceito de fração por estudantes da Educação Básica, considerando o campo do conjunto dos números racionais não negativos 𝑄+. O estudo bibliográfico foi desenvolvido em três momentos não desconexos: o primeiro teve o objetivo de compreender melhor o conceito de fração, para tanto consultamos a literatura que trata dos diferentes significados da fração, sua relação com outros conceitos matemáticos e a natureza das quantidades; o segundo consiste de um estudo na literatura que trata sobre Engenharia Didática e Sequência Didática; e a terceira consiste na elaboração da Sequência Didática. Os estudos apontam como frutífera a implementação de propostas pedagógicas cujas metodologias colocam os estudantes como agentes no processo de aprendizagem e consideram distintas perspectivas relacionadas aos objetos de ensino, no caso em tela, de fração. Os resultados deste estudo indicam que a elaboração e desenvolvimento de sequências didáticas colocam ao professor a perspectiva de tornar-se pesquisador de sua própria prática, vez que desempenha papel de articulador, organizador, incentivador e mediador no fazer de sala de aula, ao mesmo tempo em que coloca o estudante na centralidade do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This dissertation is the result of a bibliographical study whose objective is the proposition of a didactic sequence as a methodological resource with a view to understanding the concept of fraction by students of Basic Education, considering the field of the set of non-negative rational numbers 𝑄+. The bibliographic study was developed in three nondisconnected moments: the first one had the objective to better understand the concept of fraction, for this we consult the literature that deals with the different meanings of the fraction, its relation to other mathematical concepts and the nature of the quantities; the second consists of a study in the literature that deals with Didactic Engineering and Didactic Sequence; and the third consists in the elaboration of the Didactic Sequence. The studies point out how fruitful the implementation of pedagogical proposals whose methodologies place students as agents in the learning process and consider different perspectives related to teaching objects, in the case in point, of fraction. The results of this study indicate that the preparation and development of didactic sequences give the teacher the perspective of becoming a researcher of his/her own practice, since he/she plays the role of articulator, organizer, incentive and mediator in the classroom, at the same time it places the student in the centrality of the teaching and learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/885
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