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Authors: Silva, Cícero da
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, Adair Vieira
Title: Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma escola família agrícola brasileira
Keywords: Letramento;Escrita;Pedagogia da Alternância;Caderno da Realidade;Literacy;Writing;Pedagogy of Alternation;Notebook of Reality
Issue Date: 5-Feb-2018
Citation: SILVA, Cícero da. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma escola família agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Nesta tese, investigamos práticas e eventos de letramentos mediados pelos Instrumentos Pedagógicos do contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. A pesquisa insere-se no percurso investigativo da Linguística Aplicada, valendo-se dos estudos do letramento e mobilizando categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana para análise das produções textuais. Dada a natureza do objeto de estudo e as dimensões sociais dos letramentos, abordamos na investigação a proposta teórico-metodológica do sistema educativo da Pedagogia da Alternância, os Instrumentos Pedagógicos, as diferentes etapas de execução dos temas dos Planos de Estudo, as ações docentes e a construção do gênero Caderno da Realidade. A pesquisa é de natureza etnográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa na análise dos dados. O estudo de campo para geração de dados foi desenvolvido em um período longitudinal em 2014 e envolveu a participação de 19 (dezenove) estudantes e 09 (nove) monitores (professores formadores) colaboradores de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Família Agrícola, situada no Estado do Tocantins. Os registros deste estudo são constituídos por material audiovisual – como gravações das interações em sala de aula e de atividades desenvolvidas pelos estudantes nas comunidades, diários de campo do pesquisador, documentos da escola-campo, registros fotográficos de atividades, de espaços e de objetos, além de textos de (16) exemplares do Caderno da Realidade gerados nas diferentes etapas de execução de 08 (oito) temas dos Planos de Estudo, no ano de 2014. O Caderno da Realidade – como instrumento didático-pedagógico das unidades de ensino que adotam a Pedagogia da Alternância – é um gênero discursivo construído ao longo de um ano letivo concomitante com o estudo de (oito) temas geradores diferentes vinculados às atividades do meio rural e da realidade do jovem camponês. É um gênero que emerge de situações mediadas por letramentos situados em contextos de uso da linguagem (escola, família, comunidade), das quais os estudantes participam nas interações (orais e escritas) para produção de seus textos. Os resultados da investigação apontaram que as práticas e os eventos de letramentos evidenciados na pesquisa transcendem aquilo que a escola conservadora propõe a ensinar em termos de letramento; não se trata de uma produção reduzida à escrita por e para si mesma. Além da interação com o monitor, os estudantes também interagem com os atores sociais da comunidade local, reforçando que a formação proposta pela alternância na Escola Família Agrícola não se limita ao desenvolvimento apenas do letramento autônomo. Ademais, as análises cujo foco são categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana revelaram que os gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento constituem lugar importante para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos propostos pela Pedagogia da Alternância, mas também expressar a reflexão, o saber adquirido, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação. Portanto, são formas de sistematização, imediatamente implicadas com o letramento.
Abstract: In this thesis, we investigate literacy practices and events mediated by the Pedagogical Instruments on the teaching context of the Pedagogy of Alternation. The research is part of the investigative course of Applied Linguistics, using the literacy studies and mobilizing enunciative categories in the Benvenistean perspective to analyze textual productions. Given the nature of the study object and the social dimensions of literacy, we approach in the investigation the theoreticalmethodological proposal of the Pedagogy of Alternation educational system, the Pedagogical Instruments, the different execution stages of the themes addressed in Study Plans and the construction of the genre Notebook of Reality. The research has ethnographic nature, with a qualitative and interpretative approach in data analysis. The field study for data generation was developed over a longitudinal period in 2014 and involved the participation of 19 (nineteen) students and 09 (nine) collaborating monitors (teacher trainers) of a 1st Grade class of an Agricultural Family School located in the State of Tocantins. The records of this study are made up of audiovisual material - such as recordings of interactions in the classroom and activities developed by students in the communities, researcher’s field diaries, school-field documents, photographic records of activities, spaces and objects, in addition to texts of (16) copies of the Notebook of Reality, generated in the different execution stages of 08 (eight) themes of the Study Plans, in 2014. The Notebook of Reality - as a didactic-pedagogical instrument of the teaching units that adopt the Pedagogy of Alternation - is a discursive genre constructed during a school year concomitant with the study of (eight) different generating themes related to the activities on the rural environment and the reality of the young peasant. It is a genre that emerges from situations mediated by literacies situated in contexts of language use (school, family, community), from which students participate in the interactions (oral and written) to produce their texts. The results of the investigation pointed out that the literacy practices and events evidenced in the research transcend what the conservative school proposes to teach in terms of literacy; it is not a production reduced to writing by and for itself. In addition to interacting with the monitor, students also interact with the social actors of the local community, reinforcing that the training offered by the alternation in the Agricultural Family School is not limited to the development of only autonomous literacy. Furthermore, the analyzes whose focus are enunciative categories in the Benvenistean perspective revealed that the genres Notebook of Reality and Notebook of Attendance are an important place for records of activities and allow the student not only to highlight their experiences lived in the two spaces and formative times proposed by the Pedagogy of Alternation, but also express the reflection, the knowledge acquired, making the generalizations expected by the formation. Therefore, they are ways of systematization, immediately implicated with literacy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/854
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

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