Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/839
Autor(a): Brito, Lucas Xavier
Orientador: Rocha, José Damião Trindade
Título: Corpo-criança aprisionado em tempo integral: indagações sobre o “currículo da conformidade” e o “currículo da expressividade” na escola
Palavras-chave: Corpo;Corporeidade;Escola de tempo integral;Currículo;Educação Física;Body;Corporeality;Full-time school;Curriculum;Physical Education
Data do documento: 19-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: BRITO, Lucas Xavier Brito. Corpo-criança aprisionado em tempo integral: indagações sobre o “currículo da conformidade” e o “currículo da expressividade” na escola.2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2016.
Resumo: A pesquisa está vinculada à “Linha de pesquisa”: Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins, com base nos estudos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Curriculares Educativas – NEPCE. Teve como “objeto de estudo” o corpo das crianças na escola de tempo integral Pe. Josimo em Palmas – TO. O “objetivo geral” da pesquisa é compreender como as atividades do currículo da ETI, sejam elas do núcleo comum ou da parte diversificada, atuam na cultura corporal do movimento das crianças. Seus “objetivos específicos” estão pautados em: 1) entender as categorias em torno do debate historiográfico sobre a escola de tempo integral: formação integral, escola de tempo integral e jornada ampliada; 2) compreender a concepção de corpo e corporeidade na contemporaneidade; 3) identificar nas atividades curriculares, tanto das disciplinas obrigatórias, quanto das atividades complementares, como elas (in)formam e/ou conformam o corpo e a corporeidade das crianças na escola de tempo integral pelo currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 1) na sala de aula das disciplinas obrigatórias (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências); 2) nas atividades complementares (natação, dança, vôlei, balé, música); 3) nas aulas de Educação Física, 4) no pátio e área livre. Os “fundamentos metodológicos” da pesquisa se baseiam na abordagem qualitativa. A Dissertação resulta da pesquisa bibliográfica e da análise documental com os argumentos da etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação, que se estabelecem como uma descrição, uma “re-presentação” dos sentidos interpretativos e simbólicos, buscando descrever para compreender, o entendimento dado ao corpo e a corporeidade nas atividades curriculares da escola de tempo integral. As referências teóricas principais: Miguel Arroyo e Maurício Roberto (2012), Alice Lopes e Elizabeth Macedo (2011), Tomaz T. Silva (1995, 1999), Florence Braunstein & Jean-François Pépin (1999), Rodrigo Carvalho (2006), Jocimar Daólio (2007), Olavo Feijó (1998), Michel Foucault (1984, 2008), Sergio Barbosa (1996), Giovanina Freitas (2004), Bell Hooks (1999), Guacira Louro (2000, 2001, 2010), Roberto Macedo (2006), Damião Rocha (2005, 2010, 2013, 2014a e 2014b), Carmen Soares (2007). O trabalho faz indicativos que a escola de tempo integral tem sido anunciada como “territórios educativos”, porém tem tornando-se um “não-lugar” do corpo-criança. Consequentemente os corpos são escrupulosamente vigiados e observados e/ou energizados e persuadidos, o que depõem contra a perspectiva de um “currículo integrado”, ao desarticular atividades nucleares das atividades secundárias no seu projeto curricular de formação. Essas práticas curriculares (in)formam às crianças que há momentos curriculares baseados em regras, disciplina e uma moral heterônoma, e outros, que podem ser autodisciplinares, configurando assim dois modelos de currículo: um “currículo da conformidade” e um outro “currículo da expressividade” aplicados isoladamente, hierarquizados e obrigatórios, até mesmo nas atividades complementares que deveriam enriquecer e tornarem-se eixo articulador entre as atividades curriculares nucleares e as atividades curriculares secundárias.
Abstract: The research is related to "search line" Curriculum, Teacher Training and Knowledge Faculty, the Graduate Program in Education of the Federal University of Tocantins, based on the Group's studies Research and Extension Curricular Policies Education – NEPCE. Had the "object of study" the body of children in school full-time Fr. Josimo in Palmas – TO. The "overall objective" of the research is to understand how the activities of the ETI curriculum, whether the common core or diverse part, act on body culture movement of children. His "specific objectives" are guided by: 1) understand their ways around the historiographical debate on the school full-time: full training, full-time school and extended school day; 2) understand the concept of body and corporeality in contemporary times; 3) identify the curricular activities, both the compulsory subjects, as the complementary activities, as they (in) form and / or make up the body and corporeality of children in school full-time for the curriculum of the Early Years of Elementary School: 1) in the classroom of compulsory subjects (English Language, Mathematics, History, Geography, Science); 2) supplementary activities (swimming, dancing, volleyball, ballet, music); 3) in the Physical Education classes, 4) in the courtyard and free area. The "methodological foundations" of the research are based on a qualitative approach. The Master results from the literature search and document analysis with the arguments of the critical etnopesquisa and etnopesquisa-training, which are established as a description, a "re-presentation" of the interpretative and symbolic meanings, trying to describe to understand the understanding given to the body and corporeality in the curricular activities of the school full-time. The main theoretical references: Miguel Arroyo and Mauricio Roberto (2012), Alice and Elizabeth Lopes Macedo (2011), Tomaz T. Silva (1995, 1999), Florence Braunstein & Jean-François Pépin (1999), Rodrigo Carvalho (2006), Jocimar Daólio (2007), Olavo Feijó (1998), Michel Foucault (1984, 2008), Sergio Barbosa (1996), Giovanina Freitas (2004), Bell Hooks (1999), Guacira Louro (2000, 2001, 2010), Roberto Macedo (2006), Damião Rocha (2005, 2010, 2013, 2014th and 2014b), Carmen Smith (2007). The work is indicative that the full-time school has been billed as "educational territories", but has become a "non-place" body-child. Consequently the bodies are scrupulously watched and observed and / or energized and persuaded, which speak against the prospect of an "integrated curriculum", to dismantle nuclear activities of secondary activities in their curriculum design training. These curricular practices (in) form the children's curriculum moments based on rules, discipline and heteronomous moral, and others who may be autodisciplinares, thus creating two curriculum models: a "compliance curriculum" and another "curriculum expressiveness "applied alone, hierarchical and obligatory, even in complementary activities that should enrich and become articulator axis between the core curriculum activities and secondary curricular activities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/839
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Xavier Brito - Dissertação.pdf4.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.