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http://hdl.handle.net/11612/8086| Authors: | Souza, Madson Teles de |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Freire, Juciley S. Evangelista |
| Title: | Evasão e permanência na educação a distância: uma análise do Centro de Referência em Educação a Distância do IFTO |
| Keywords: | Educação a distância; Curso técnico a distância; Evasão; Pandemia de Covid-19; Distance education; Distance learning technical course; Dropout; Covid- 19 pandemic |
| Issue Date: | 8-Oct-2025 |
| Citation: | SOUZA, Madson Teles de. Evasão e permanência na educação a distância: uma análise do Centro de Referência em Educação a Distância do IFTO. 2025.80f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | Este relatório técnico-científico integra as atividades realizadas no Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), dentro da linha de pesquisa "Currículos Específicos de Etapas e Modalidades da Educação". A pesquisa desenvolvida investiga a evasão escolar em cursos técnicos a distância oferecidos pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e propõe como produto final uma série de podcasts, com três episódios que discutem a evasão e as possíveis variações nos índices nos anos de 2018 a 2022. A questão central da pesquisa reside na problematização da evasão escolar nos cursos técnicos a distância do IFTO, examinando se houve variações significativas nos índices de evasão no período da pandemia em comparação com os anos anteriores. Para isso, o objetivo geral é analisar os índices de evasão nos ciclos de educação a distância do IFTO entre 2018 e 2022. Entre os objetivos específicos, destacam-se: caracterizar o perfil dos estudantes (faixa etária, sexo e renda), identificar os dados de evasão e desenvolver a série de podcasts, abordando as causas da evasão com foco nos efeitos da pandemia. A metodologia adota uma abordagem qualiquantitativa, combinando pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. A coleta de dados foi realizada a partir de fontes digitais oficiais, como o próprio IFTO, Plataforma Nilo Peçanha - PNP e o Censo Escolar do INEP/MEC. Entre os dados analisados incluem-se matrículas, conclusões, retenções e evasões nos polos de apoio à Educação a Distância do IFTO. A análise de conteúdo foi realizada com base nos métodos de Bardin e Silva, utilizando etapas como organização, validação e tratamento dos dados coletados. A pesquisa, inicialmente, contextualiza o Estado do Tocantins, destacando sua recente formação, população e economia, que, embora diversificada, enfrenta desafios de qualificação profissional. Nesse contexto, o IFTO exerce um papel fundamental ao oferecer formação técnica e superior, especialmente por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREAD), criado em 2019. Em síntese, o estudo evidenciou os fatores que contribuem para a evasão escolar e identificar os impactos da pandemia que não alteraram a desistência, no entanto fornecem subsídios para o desenvolvimento de estratégias que aumentem o êxito em cursos técnicos a distância, e, assim, promovam a qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, bem como apresenta a proposta de três episódios de Podcasts que discutem o tema da evasão nos cursos técnicos em EaD. |
| Abstract: | This technical-scientific report integrates the activities carried out in the Professional Master's Program in Education of the Professional Postgraduate Program in Education at the Federal University of Tocantins (UFT), within the research line "Specific Curricula of Stages and Modalities of Education". The research investigates school dropout in distance learning technical courses offered by the Federal Institute of Tocantins (IFTO) and proposes as a final product a series of podcasts, with three episodes that discuss dropout and possible variations in the rates from 2018 to 2022. The central question of the research lies in problematizing school dropout in IFTO's distance learning technical courses, examining whether there were significant variations in dropout rates during the pandemic period compared to previous years. To this end, the overall objective is to analyze dropout rates in distance education programs at IFTO between 2018 and 2022. Specific objectives include: characterizing the student profile (age range, gender, and income), identifying dropout data, and developing a podcast series addressing the causes of dropout, focusing on the effects of the pandemic. The methodology adopts a mixed-methods approach, combining exploratory, descriptive, and explanatory research. Data collection was carried out using official digital sources, such as IFTO itself, the Nilo Peçanha Platform - PNP, and the INEP/MEC School Census. The data analyzed include enrollments, graduations, retentions, and dropouts at IFTO's distance education support centers. Content analysis was performed based on the methods of Bardin and Silva, using steps such as organization, validation, and processing of the collected data. This research initially contextualizes the state of Tocantins, highlighting its recent formation, population, and economy, which, although diversified, faces challenges in professional qualification. In this context, IFTO (Federal Institute of Tocantins) plays a fundamental role in offering technical and higher education, especially through the Center of Reference in Distance Education (CREAD), created in 2019. In summary, the study highlighted the factors that contribute to school dropout and identified the impacts of the pandemic that did not alter dropout rates; however, it provides support for the development of strategies that increase success in distance learning technical courses, thus promoting professional qualification and the socioeconomic development of Tocantins. It also presents a proposal for three podcast episodes that discuss the issue of dropout in distance learning technical courses. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8086 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação |
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