Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/8081| Authors: | Barbiero, Nair |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Nascinmento, Ladislau Ribeiro do |
| Title: | A compreensão da afetividade na relação professor-aluno na primeira fase do ensino fundamental |
| Keywords: | Afetar;Afetividade;Professor-aluno;Matriz histórico-cultural |
| Issue Date: | 4-Dec-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
| Citation: | BARBIERO, Nair. A compreensão da afetividade na relação professor-aluno na primeira fase do ensino fundamental. 2025. 61f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | Para este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por finalidade compreender a afetividade na relação professor-aluno, delimitando sobre a primeira fase do ensino fundamental, destinando um olhar para influência da matriz histórico-cultural. Deu-se ênfase quanto ao significado e ao sentido do emprego das expressões a partir do verbo “afetar”, dimensão afetiva, afetividade, afetos. Ao decidir pelo emprego da expressão “efetividade”, efetivou-se o tema, o objeto e o título. Foi necessário entender que efetividade se relaciona experimentar, expressar, quanto experienciar. A delimitações quanto o referencial teórico teve por base Vigotski (1896-1934), Henri Wallon (1879-1962) e demais referências que tiveram como observação esses citados. Além destes, também fizeram parte os brasileiros Paulo Freire (1921-1977) e Silvia Lane (1933-2006). Para fonte de pesquisa teve por base artigos, monografias, dissertações, teses, livros e capítulos de livros. Tratou-se de uma revisão bibliográfica narrativa, observando o tema e o objeto em questão. De acordo o Método, primou-se pela realização da Pesquisa Bibliográfica, tendo bibliografias como as fontes cScielo, BVS-psi e PepSico, considerando também o Google Acadêmico. De acordo com os objetivos destinou-se atenção quanto a afetividade e a importância na relação professor-aluno, não só na primeira fase do ensino fundamental, mas nas demais fases do Ensino Básico. Foi importante dar a atenção sobre a compreensão da importância das contribuições da matriz histórico-cultural, nessa fase escolar descrita no tema e no objeto. A partir da realização dessa pesquisa, percebeu-se que os autores destinam suas investigações para identificar se há ou não, um comportamento pedagógico quanto a atenção em termos de afetividade na relação professor-aluno. Identificou-se que a partir da pesquisa realizada, afirmam que é importante a presença da afetividade na relação professor-aluno, mas que apesar da necessidade dessa relação afetiva, precisa haver ações que coadunem com os procedimentos pedagógicos, de quem gerencia as atividades em sala da aula, ou seja, em relação entre sujeitos e objeto. |
| Abstract: | For this Final Course Work, the purpose was to understand the affectivity in the teacher-student relationship, delimiting the first phase of elementary education, focusing on the influence of the historical-cultural matrix. Emphasis was placed on the meaning and sense of the use of expressions based on the verb “to affect”, “affective dimension, affectivity, affections”. When deciding to use the expression “effectiveness”, the theme, object and title were made effective. It was necessary to understand that effectiveness is related to experimenting, expressing, as well as experiencing. The delimitations regarding the theoretical framework were based on Vygotsky (1896-1934), Henri Wallon (1879-1962) and other references that observed those mentioned. In addition to these, the Brazilians Paulo Freire (1921-1977) and Silvia Lane (1933-2006) were also part of the study. The research source was based on articles, monographs, dissertations, theses, books and book chapters. This was a narrative bibliographic review, observing the theme and the object in question. According to the Method, the focus was on conducting Bibliographic Research, using bibliographies such as Scielo, BVS-psi and PepSico, and also considering Google Scholar. According to the objectives, attention was given to affection and its importance in the teacher-student relationship, not only in the first phase of elementary school, but in the other phases of Basic Education. It was important to pay attention to understanding the importance of the contributions of the historical-cultural matrix, in this school phase described in the theme and object. From carrying out this research, it was noticed that the authors aim their investigations to identify whether or not there is a pedagogical behavior regarding attention in terms of affection in the teacher-student relationship. It was identified that, based on the research carried out, it is stated that the presence of affection in the teacher-student relationship is important, but that despite the need for this affectionate relationship, there must be actions that are consistent with the pedagogical procedures of those who manage the activities in the classroom, that is, in the relationship between subjects and objects. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8081 |
| Appears in Collections: | Psicologia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Nair Barbiero - Monografia.pdf | 638.21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
