Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Spada, Ana Corina Machado | - |
dc.contributor.author | Tôrres, Maria dos Santos Roseno | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T12:13:05Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T12:13:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-19 | - |
dc.identifier.citation | TÔRRES, Maria dos Santos Roseno. O estágio curricular na formação docente para a educação infantil: questões teóricas e práticas. 2025. 24f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7947 | - |
dc.description.abstract | This research was developed based on experiences during a curricular internship in early childhood education. The writting was based on authors such as Lima and Pimenta (2006); Pimenta and Lima (2018), who highlight the internship as an important training experience for us to reflect on the educational process based on the references studied, without restricting activities to imitating models. During the process we use the contributions of Zabalza (2014) and Ostetto (2018), which point to the support of reflective records made throughout teacher training. The study was guided by the following research problem: what are the main challenges of the curricular internship in early childhood education in the training of teaching professionals to work in this stage of basic education? The central objective of the study is to discuss the role of the curricular internship in teacher training for early childhood education, considering the relevance of bringing together conceptual and practical dimensions, through reflective recording. The theoretical perspective adopted by the research was ethnography, which from a methodological point of view proposes a departure from the object of study based on descriptive and very detailed notes. Thus, participant observation and writing a field diary were used as data collection techniques, seeking a more in-depth analysis of the experiences, as well as a better articulation between elements of a conceptual and empirical nature. The results achieved indicate that the experiences and their recording throughout the internship activities make it possible to reduce the distance between elements of a theoretical and practical nature, promoting a direction in conceptions and practices regarding the work carried out within the scope of early childhood education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso livre | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial docente; Diário de campo; Estágio curricular; Educação infantil. | pt_BR |
dc.title | O estágio curricular na formação docente para a educação infantil: questões teóricas e práticas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida a partir das experiências vividas em estágio curricular na educação infantil. Fundamentaram a construção deste estudo autores como Lima e Pimenta (2006); Pimenta e Lima (2018), que destacam o estágio como uma experiência formativa de suma importância para refletirmos sobre o processo educacional a partir dos referenciais estudados, sem restringir as atividades a imitação de modelos. Recorremos às contribuições de Zabalza (2014) e Ostetto (2018), que apontam o apoio dos registros reflexivos feitos ao longo da formação docente. O estudo foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: quais os principais desafios do estágio curricular em educação infantil na formação do profissional docente para atuar nesta etapa da educação básica? O objetivo central do estudo pauta-se em discutir o papel do estágio curricular na formação docente para a educação infantil, considerando a relevância da aproximação entre as dimensões conceituais e práticas, por meio do registro reflexivo. A perspectiva teórica adotada pela pesquisa foi a etnografia, que do ponto de vista metodológico propõe um afastamento do objeto de estudo com base em anotações de caráter descritivo e bastante detalhadas. Assim, foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação participante e a escrita de um diário de campo, buscando uma análise mais aprofundada das experiências, além de uma melhor articulação entre elementos de natureza conceitual e empírica. Os resultados alcançados apontam que as vivências e o registro das mesmas ao longo das atividades de estágio possibilitam a diminuição da distância entre elementos de natureza teórica e prática, promovendo um direcionamento das concepções e práticas acerca do trabalho realizado no âmbito da educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.campus | Miracema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia; Ciências Humanas; Graduação; Miracema. | pt_BR |
dc.publisher.curso | Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.local | Miracema | pt_BR |
dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria dos Santos Roseno Tôrres - Artigo de graduação.pdf | 295.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.