Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7935
Authors: | Miranda, Isabela Aquino |
metadata.dc.contributor.advisor: | Spada, Ana Corina Machado |
Title: | Práticas de leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir do estágio curricular |
Keywords: | Leitura e escrita; Formação de professores; Estágio curricular; Pedagogia. |
Issue Date: | 15-Sep-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MIRANDA, Isabela Aquino. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir do estágio curricular. 2025. 20f. Artigo de graduação (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso de graduação foi delineado a partir das experiências em estágio curricular na educação infantil. Considerando as atividades do curso de licenciatura em Pedagogia e também os desafios que vivenciamos no estágio curricular realizado na pré-escola, foi possível compreender a necessidade de maior aprofundamento nos conhecimentos sobre linguagem oral, linguagem escrita e o trabalho pedagógico na educação infantil. Para orientar as leituras e a escrita do texto foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: de que forma a leitura e a escrita podem ser inseridas no cotidiano da Educação Infantil de modo a promover a compreensão do uso desta linguagem entre as crianças? Foi delimitado como objetivo geral caracterizar a linguagem escrita como uma forma de comunicação e expressão, que não se restringe ao ambiente escolar. Entre os objetivos específicos estão: apontar características e possibilidades do trabalho pedagógico com linguagens oral e escrita na educação infantil; discutir, com base em pesquisas de natureza bibliográfica e atividades formativas em estágio curricular do curso de Pedagogia, possibilidades de práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita com crianças na pré-escola. Para o desenvolvimento desta pesquisa tivemos como orientação a abordagem qualitativa, baseada em um levantamento bibliográfico que orientou as aprendizagens, reflexões e escrita do TCC. Utilizamos ainda um diário de campo para registrar as experiências possibilitadas pelo estágio curricular e articular aspectos teóricos e práticos da formação. Os resultados demonstram que a linguagem escrita, quando trabalhada como uma ferramenta de comunicação de ideias, de fatos, de experiências, enfim, quando conectada à vida em sociedade, promove de forma muito ativa o envolvimento das crianças e traz resultados bastante promissores. |
Abstract: | This undergraduate course completion research was developed based on experiences in curricular internship in early childhood education. Considering the activities of the undergraduate course in Pedagogy and also the challenges we experienced in the curricular internship carried out in children education, it was possible to understand the need for greater in-depth knowledge about oral language, written language and pedagogical work in early childhood education. To guide the study, the following research problem was elaborated: how reading and writing can be included in the daily routine of Early Childhood Education in order to promote understanding of the use of this language among children? The general objective was to characterize written language as a form of communication and expression that is not restricted to the school environment. The specific objectives include: to point out characteristics and possibilities of pedagogical work with oral and written languages in early childhood education; to discuss, based on bibliographic research and training activities in the curricular internship of the Pedagogy course, possibilities of educational practices aimed at the development of written language with children in preschool. The development of this study was guided by a qualitative approach, based on a bibliographic survey that guided the learning, reflections and writing of the research. We also used a field diary to register the experiences made possible by the curricular internship and to articulate theoretical and practical aspects of the training. The results demonstrate that written language, when used as a tool for communicating ideas, facts, experiences, and, ultimately, when connected to life in society, actively promotes children's involvement and brings very promising results. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7935 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabela Aquino Miranda - Artigo.pdf | 258.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.