Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7929
Autor(a): Rocha, Lucas Vieira
Orientador: Cristo, Sandro Sidnei Vargas de
Título: Unidades de conservação da natureza como recurso didático no ensino de geografia na Escola Estadual Sagrado Coração De Jesus, São Félix Do Tocantins - TO
Palavras-chave: Unidades de Conservação da Natureza;Ensino de Geografia;Conservação Ambiental;Nature Conservation Units;Geography Teaching;Environmental Conservation
Data do documento: 12-Set-2025
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ROCHA, Lucas Vieira. Unidades de conservação da natureza como recurso didático no ensino de geografia na Escola Estadual Sagrado Coração De Jesus, São Félix Do Tocantins - TO. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a utilização das Unidades de Conservação da natureza (UCs) como recursos pedagógicos no ensino de Geografia na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, localizada em São Félix do Tocantinsregião do Jalapão, a cerca de 260 kms de Palmas, capital do estado do Tocantins. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e documental, envolveu a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, do Plano de Manejo do Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONAC) e a aplicação de questionários aos professores de Geografia. Os resultados indicaram que a escola já desenvolve iniciativas voltadas à sensibilização ambiental, como a Semana do Meio Ambiente, plantio de árvores, mutirões de limpeza e visitas às UCs locais. Essas ações possibilitam uma aproximação dos alunos com a realidade ambiental e contribuem para o desenvolvimento de uma educação crítica sobre a conservação dos recursos naturais. As UCs são trabalhadas em sala de aula por meio de aulas expositivas, atividades práticas e saídas de campo, evidenciando seu potencial pedagógico. No entanto, foi identificada uma lacuna na formação dos professores, que não participaram de capacitações específicas sobre o uso das UCs no ensino de Geografia. Além disso, a falta de materiais didáticos específicos para a abordagem das UCs nas aulas foi apontada como uma limitação. A pesquisa sugere que, embora as UCs possuam um grande potencial pedagógico, a implementação plena desse potencial depende de investimentos na capacitação contínua dos educadores e na disponibilização de recursos didáticos adequados. Para um maior impacto na sensibilização ambiental e no ensino de Geografia, é imprescindível promover uma maior integração entre a escola, os órgãos ambientais e a comunidade local.
Abstract: This study aims to analyze the use of nature conservation units (UCs) as pedagogical resources in Geography teaching at Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, located in São Félix do Tocantins, in the Jalapão region, approximately 260 km from Palmas, the capital of the state of Tocantins. The research, with a qualitative, descriptive, and documentary approach, involved the analysis of the school's Political-Pedagogical Project (PPP), the Management Plan of the Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONAC), and the application of questionnaires to Geography teachers. The results indicated that the school already develops initiatives focused on environmental awareness, such as Environment Week, tree planting, cleanup campaigns, and visits to local conservation units. These actions allow students to connect with environmental realities and contribute to the development of critical education regarding the conservation of natural resources. Conservation units are addressed in the classroom through lectures, practical activities, and field trips, highlighting their pedagogical potential. However, a gap was identified in teacher training, as they have not participated in specific training on the use of UCs in Geography teaching. Furthermore, the lack of specific didactic materials for addressing UCs in classes was pointed out as a limitation. The research suggests that, although UCs have great pedagogical potential, fully realizing this potential depends on continuous teacher training and the availability of adequate didactic resources. For a greater impact on environmental awareness and Geography teaching, it is essential to promote greater integration between the school, environmental agencies, and the local community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7929
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Vieira Rocha - TCC.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.