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http://hdl.handle.net/11612/7918
Autor(a): | Santos Junior, Inacio Moreira dos |
Orientador: | Mamede, Simone B. |
Título: | Histórias em quadrinhos (HQs) como instrumento para a educação ambiental em escolas do campo: um estudo bibliométrico |
Palavras-chave: | Histórias em Quadrinhos;Educação Ambiental;Escolas do Campo;Conscientização;Ensino |
Data do documento: | 20-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Citação: | SANTOS JUNIOR, Inacio Moreira dos. Histórias em quadrinhos (HQs) como instrumento para a educação ambiental em escolas do campo: um estudo bibliométrico. 2025. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2025. |
Resumo: | Este trabalho analisa as histórias em quadrinhos (HQS) como um instrumento para a educação ambiental em escolas do campo, destacando sua relevância na conscientização e defesa do meio ambiente em diferentes territórios. Por meio de uma pesquisa bibliométrica, utilizando ferramentas de busca como Web of Science, Scopus, Google Scholar e SciELO, foram mapeadas publicações científicas que tratam do uso de HQS na Educação Ambiental, com foco em contextos escolares e educação do campo. Ao todo foram identificadas 18 publicações científicas, destas 8 abordam a Educação do Campo, 10 envolvem a Educação Ambiental e 6 tratam da Educação Ambiental na Educação do Campo. Constatou-se que as HQS são frequentemente subutilizadas como ferramenta educacional e que, quando aplicadas de maneira contextualizada, têm o potencial de melhorar a compreensão dos alunos sobre questões ambientais e fomentar um aprendizado mais significativo. A análise revelou que, embora haja reconhecimento do valor das HQS no ensino, existe uma carência de estudos que abordem suas especificidades no contexto da Educação Ambiental em escolas do campo, evidenciando uma lacuna na literatura. Além disso, foram identificadas as abordagens metodológicas predominantes nos estudos, como a construção de HQS pelos próprios alunos e o uso de cartilhas em quadrinhos como instrumentos pedagógicos, bem como os impactos positivos relatados do uso de HQS no processo de ensino-aprendizagem. As limitações do estudo incluem a escassez de publicações focadas nas HQS em Educação Ambiental nas escolas do campo e a necessidade de abordagens mais abrangentes para explorar seu potencial educacional. Recomenda-se, assim, que futuras pesquisas investiguem o uso de HQS na Educação Ambiental, incentivando a produção de materiais didáticos e promovendo discussões significativas sobre o meio ambiente nas escolas do campo. Este trabalho destaca a importância das histórias em quadrinhos como uma ferramenta educativa eficaz, capaz de transformar o aprendizado e cultivar uma cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente. |
Abstract: | This paper analyzes comics (HQS) as a tool for environmental education in rural schools, highlighting their relevance in raising awareness and defending the environment in different territories. Through a study using search tools such as Web of Science, Scopus, Google Scholar, and SciELO, scientific publications addressing the use of comics in Environmental Education were mapped, focusing on school contexts and rural education. A total of 18 scientific publications were identified, of which 8 address Rural Education, 10 involve Environmental Education, and 6 focus on Environmental Education in Rural Education. It was found that comics are often underutilized as an educational tool and that, when applied in a contextualized manner, they have the potential to improve students' understanding of environmental issues and promote more meaningful learning. The analysis revealed that, although the value of comics in teaching is recognized, there is a lack of studies that address their specifics in the context of Environmental Education in rural schools, highlighting a gap in the literature. Additionally, the predominant methodological approaches in the studies were identified, such as the creation of comics by the students themselves and the use of comic book pamphlets as teaching tools, as well as the positive impacts reported from using comics in the teaching-learning process. The limitations of the study include the scarcity of publications focused on comics in Environmental Education in rural schools and the need for more comprehensive approaches to explore their educational potential. It is recommended that future research investigate the use of comics in Environmental Education, encouraging the production of teaching materials and fostering meaningful discussions about the environment in rural schools. This work highlights the importance of comics as an effective educational tool, capable of transforming learning and cultivating a culture of respect and care for the environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7918 |
Aparece nas coleções: | Educação do Campo |
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