Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/7917
Autor(a): Silva, Ivaneide Dias da
Orientador: Santos, Ana Roseli Paes dos
Título: Dançando o boile no Sucuri/GO
Palavras-chave: Danças tradicionais;Boile;Etnomusicologia
Data do documento: 16-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Ivaneide Dias da. Dançando o boile no Sucuri/GO. 2022. 49f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.
Resumo: Este é um trabalho de conclusão de curso que tem como temática uma manifestação cultural da comunidade quilombola Sucuri do Município de Monte Alegre de Goiás. Nessa comunidade, existe uma dança chamada boile que acontece nos momentos de festas familiares e nas festas religiosas após as novenas. No entanto, essa tradição está desaparecendo porque a geração mais jovem da comunidade não tem interesse em participar, conhecer ou aprender a dançar. Diante dessa situação, pensei em desenvolver na comunidade alguma ação que pudesse chamar a atenção dos jovens da comunidade para essa situação e observei que isto seria possível a partir desse trabalho de conclusão de curso, unindo os sabres acadêmico e os saberes da comunidade para estudar a história da dança do boile da comunidade Kalunga Sucuri e envolver os jovens, as crianças e os adultos em um processo de salvaguarda da cultura e da tradição, especialmente as novas gerações. A intenção foi desenvolver um plano de intervenção, convidando as crianças e jovens da Escola Estadual Calunga V, onde leciono, para participar em um projeto para praticar a dança e investigarmos juntos. A metodologia utilizada para desenvolver o estudo segue uma abordagem qualitativa, que tem como uma das características o desenvolvimento da pesquisa em ambiente natural, que é a fonte direta de dados. Por sua vez, tecnicamente, o estudo pretende desenvolver uma etnografia musical participativa, uma corrente que objetiva constituir-se como ponte entre os interesses da pesquisadora e da comunidade Kalunga Sucuri uma vez que, para além do estudo, pretendemos contribuir para a continuidade e preservação da dança do boile, por meio de um plano de intervenção na escola da comunidade. O plano de intervenção teve a duração de um semestre letivo, envolvendo a comunidade escolar, na coleta de dados, pois os sujeitos participavam perguntando aos pais e avós sobre a dança, participavam dos ensaios e depois faziam uma apresentação para a comunidade escolar e para a comunidade Sucuri. Ao envolver a comunidade escolar e a comunidade Sucuri nessa intervenção tentamos mostrar para a geração mais nova e para os mais velhos da comunidade a importância de preservamos a nossa cultura, enraizada em nossas memórias coletivas. Mostramos que essa dança ajudou a construirmos a identidade que nos define o que ajudou a todos nós compreendermos o valor da cultura da nossa gente, de uma comunidade escondida nos vãos das serras. Desse modo, fomos estabelecendo o nosso padrão identitário, conforme os distintos modos de atuação nessa coreografia da dança do boile, reconhecendo as nossas diferenças e as semelhanças nas maneiras de sentir o boile, de modo a preservar e defender o jeito alegre de viver dos Kalunga do Sucuri, retratado por meio da coreografia do boile. Percebemos que o passado acarreta consigo uma série de vivências e sentimentos transmissíveis de pais para filhos, da cultura da nossa gente, de uma comunidade escondida nos vãos das serras.
Abstract: This is a course conclusion work whose theme is a cultural manifestation of the Sucuri quilombola community in the Municipality of Monte Alegre de Goiás. In this community, there is a dance called boile that takes place during family celebrations and religious festivals after novenas. However, this tradition is disappearing because the younger generation in the community is not interested in participating, knowing or learning how to dance. Faced with this situation, I thought about developing some action in the community that could draw the attention of young people in the community to this situation and I observed that this would be possible through this course completion work, bringing together academic knowledge and community knowledge to study the history of the boile dance of the Kalunga Sucuri community and involve young people, children and adults in a process of safeguarding culture and tradition, especially the new generations. The intention was to develop an intervention plan, inviting children and young people from Escola Estadual Calunga V, where I teach, to participate in a project to practice dance and investigate together. The methodology used to develop the study follows a qualitative approach, which has as one of its characteristics the development of research in a natural environment, which is the direct source of data. In turn, technically, the study intends to develop a participatory musical ethnography, a current that aims to constitute a bridge between the interests of the researcher and the Kalunga Sucuri community since, in addition to the study, we intend to contribute to the continuity and preservation of the boile dance, through an intervention plan at the community school. The intervention plan lasted one academic semester, involving the school community in data collection, as the subjects participated by asking their parents and grandparents about the dance, participated in the rehearsals and then made a presentation to the school community and the community. Sucuri community. By involving the school community and the Sucuri community in this intervention, we try to show the younger generation and older people in the community the importance of preserving our culture, rooted in our collective memories. We show that this dance helped us build the identity that defines us, which helped us all understand the value of the culture of our people, of a community hidden in the gaps of the mountains. In this way, we established our identity pattern, according to the different ways of acting in this choreography of the boile dance, recognizing our differences and similarities in the ways of feeling the boile, in order to preserve and defend the joyful way of living of the Kalunga from Sucuri, portrayed through boile’s choreography. We realize that the past brings with it a series of experiences and feelings that are transmissible from parents to children, from the culture of our people, from a community hidden in the gaps of the mountains.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7917
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