Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7865
Authors: | Pereira, Thiago Alves |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lima, Layanna Giordana Bernardo |
Title: | Prática pedagógica de ciências naturais nos anos iniciais em uma escola em Miracema do Tocantins – TO |
Keywords: | Ensino de ciências; Alfabetização científica; Ensino aprendizagem; Práticas pedagógicas. |
Issue Date: | 28-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | PEREIRA, Thiago Alves. Prática pedagógica de ciências naturais nos anos iniciais em uma escola em Miracema do Tocantins – TO. 2024. 60f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A alfabetização científica contribui para a construção de saberes e a formação de professores no campo do conhecimento de Ciências Naturais. O objetivo geral deste estudo incide em conhecer os principais desafios e possibilidades apresentados por professores e professoras que atuam como docentes da área de ciências naturais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em específico, investigar sobre a formação dos professores acerca deste tema, reconhecer o conceito que estes professores apresentam sobre ciências, e verificar se os professores buscam novas estratégias e aperfeiçoamento para o ensino de ciências levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. Questionamos a respeito de como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental compreendem a importância do ensino de ciências? Como pesquisa qualitativa, metodologicamente, realizamos pesquisas documentais e bibliográficas por meio de estudo de documentos sistematizados em relação às práticas pedagógicas, o ensino de ciências naturais e seu contexto histórico. Compreendemos por meio da pesquisa que o ensino de ciências apresenta para as crianças a possibilidade de ampliar sua participação social, por intermédio do conhecimento, da relação e das vivências. Este trabalho por fim foi possibilitado através da aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas dentre a formação docente, onde encontramos percepções e entendimentos sobre a natureza geral da atuação da escola e do professor no processo de alfabetização. |
Abstract: | Scientific literacy contributes to the construction of knowledge and teacher training in the field of Natural Sciences. The general objective of this study is to understand the main challenges and possibilities presented by teachers who work as teachers in the area of natural sciences in Early Childhood Education and in the initial years of Elementary School, specifically, to investigate the training of teachers on this subject, to recognize the concept that these teachers present about science, and to verify whether teachers seek new strategies and improvements for teaching science taking into account the students' prior knowledge. We questioned how teachers of the initial years of Elementary School understand the importance of teaching science? As a qualitative research, methodologically, we carried out documentary and bibliographical research through the study of systematized documents in relation to pedagogical practices, the teaching of natural sciences and its historical context. Through the research, we understand that teaching science presents children with the possibility of expanding their social participation, through knowledge, relationships and experiences. This work was ultimately made possible through interdisciplinary learning of the content developed in the disciplines within teacher training, where we found perceptions and understandings about the general nature of the school's and teacher's performance in the literacy process. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7865 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thiago Alves Pereira - Monografia.pdf | 686.83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.