Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7820
Authors: Ramos, Everson Rodolfo Praiz
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Damião
Title: O ensino de Biologia em Libras para estudantes surdos do ensino médio no Tocantins
Keywords: Libras; Língua de sinais; Pessoas surdas; Ensino de biologia; Educação inclusiva; Sign language; Deaf people; Biology teaching; Inclusive education
Issue Date: 20-Sep-2024
Citation: RAMOS, Everson Rodolfo Praiz. O ensino de Biologia em Libras para estudantes surdos do ensino médio no Tocantins. 2024. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta um levantamento de termos técnicos no ensino de biologia que ainda não possuam seu referencial na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a educação de pessoas surdas. Utilizou-se pesquisa bibliográfica para o levantamento dos principais pressupostos teóricos, para compreender o que já foi desenvolvido em libras para a disciplina de ciências e biologia. Compreendendo que um sinal em Libras é criado a partir de uma combinação entre alguns parâmetros, resultantes numa movimentação específica das mãos que representam palavras e/ou componentes num determinado contexto, estudaram-se os diversos bancos de dados com sinais em libras no Brasil, como: Projeto VARLIBRAS; EncicloLibras; LabLibras; Glossário Online de Letras/ UFSC, e fundamentado pelas obras de Ramos (2011a), Castro Junior (2014), Costa (2012), Ribeiro (2013) e UFSC (2023), baseado na sua experiência como intérprete de Libras, biólogo e professor, realizou um estudo conceitual para cada termo técnico em biologia e seu significado, criando uma proposta de novo sinal para cada uma dessas terminologias, fazendo o registro em foto e vídeo, guiado pelas orientações da Revista Brasileira de Vídeos e Registros em Libras da UFSC. A partir desse estudo foi desenvolvido o Produto Final, um e-book em formato de sinalário para facilitar o ensino de relações ecológicas para pessoas surdas. Este produto educacional apresenta novos sinais em Libras e norteia sua aplicação, para auxiliar os professores e tradutores intérpretes de Libras para trabalharem conceitos específicos dentro das ciências biológicas de modo a se comunicar efetivamente com estudantes surdos. Entende-se que este trabalho tem excelente relevância para facilitar a relação professor e tradutor-intérprete de Libras, estudantes ouvintes e surdos, porque a verdadeira educação inclusiva não é só a presença de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) nos espaços educacionais, mas possibilitar uma educação que possa atender desde as suas necessidades e facilitar sua comunicação com toda a comunidade escolar, adaptando a escola à pessoa surda, e não o contrário, promovendo acesso, permanência e êxito de pessoas surdas no contexto escolar.
Abstract: This research presents a survey of technical terms in biology teaching that do not yet have their reference in sign language – Libras for the education of deaf people. Bibliographical research was used to survey the main theoretical assumptions, to understand what has already been developed in Libras for the discipline of science and biology. Understanding that a sign in Libras is created from a combination of some parameters, which result in a specific movement of the hands that represent words and/or components in a given context, the researcher studied the various databases with signs in Libras in Brazil, such as: VARLIBRAS Project; EncicloLibras; LabLibras; Online Glossary of Letters/ UFSC, and based on the works of Ramos (2011a), Castro Junior (2014), Costa (2012), Ribeiro (2013) and UFSC (2023), based on his experience as a Libras interpreter, biologist and teacher , carried out a conceptual study for each technical term in biology and its meaning, creating a proposal for a new sign for each of these terminologies, recording in photo and video, guided by the guidelines of the Brazilian Magazine of Videos and Records in Libras of UFSC. Based on this study, an e-book in sign format was developed to facilitate the teaching of ecological relationships to deaf people. This educational product presents new signs in Libras and guides their application, to help teachers and translators interpreting Libras to work on specific concepts within the biological sciences in order to communicate effectively with deaf students. It is understood that this work has excellent relevance to facilitate the relationship between Libras teacher and translator- interpreter, hearing and deaf students, because true inclusive education is not only allowing the presence of people with special educational needs (SEN) in educational spaces, but to enable an education that can meet their needs and facilitate their communication with the entire school community, adapting the school to deaf people, and not the other way around, promoting access, permanence and success for deaf people in the school context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7820
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Everson Rodolfo Praiz Ramos - Dissertação.pdf5.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.