Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7775
Authors: | Silva, Thayse Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Vera Lúcia Aires Gomes da |
Title: | O grau de interesse dos alunos nas aulas de Geografia: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Campus de Porto Nacional – TO |
Keywords: | Ensino de Geografia;Metodologia de Ensino;O papel do professor |
Issue Date: | 6-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Thayse Rodrigues da. O grau de interesse dos alunos nas aulas de Geografia: estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Campus de Porto Nacional TO. 2019. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo faz uma análise sobre o desinteresse dos alunos nas aulas de Geografia estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Campus de Porto nacional – TO. Definiu-se como objetivo, de investigar as principais causas da falta de interesse enfrentadas pelos alunos no ensino de Geografia. Analisar as estratégias metodológicas adotadas pelos professores de Geografia na escola; verificar as principais dificuldades dos professores e alunos no desenvolvimento da disciplina de Geografia; sugerir se necessário estratégias para melhorar o ensino da disciplina de Geografia no instituto. Para atingir objetivo da realização da pesquisa, buscou fundamentos de teórico e estudiosos que retratem a problemática da pesquisa no que refere o ensino de Geografia, a qual foi primordial para efeituar a análise dos dados obtido no campo. Para a realização dessa pesquisa buscou-se devolver uma pesquisa na abordagem do estudo qualitativo, observação das aulas de Geografia e aplicação de um questionário aos discentes e docente. Identificou-se que apesar do professor utilizar algumas técnicas metodológicas, ainda há alunos que apresentam desinteresse e tira notas baixas, podendo muitas vezes ser causado pela desvalorização do professor. Necessitando, portanto, da adoção de técnicas que contribuam significativamente para o processo ensino-aprendizagem, aliado à valorização do professor, dando-lhe meios para que o ensino se concretize. |
Abstract: | This paper analyzes the students' lack of interest in the case study Geography classes at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO) Campus of Porto Nacional - TO. The objective was to investigate the main causes of lack of interest faced by students in the teaching of geography. Analyze the methodological strategies adopted by geography teachers at school; verify the main difficulties of teachers and students in the development of the discipline of geography; suggest if necessary strategies to improve the teaching of the discipline of geography in the institute. In order to achieve the objective of the research, it sought the foundations of theoreticians and scholars that portray the research problem regarding the teaching of geography, which was primordial to effect the analysis of the data obtained in the field. To carry out this research we sought to return a research in the approach of qualitative study, observation of geography classes and application of a questionnaire to students and teachers. It was found that although the teacher uses some methodological techniques, there are still students who have disinterest and low grades, which can often be caused by the devaluation of the teacher. Therefore, it requires the adoption of techniques that contribute significantly to the teaching-learning process, allied to the appreciation of the teacher, giving him the means for the teaching to materialize. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7775 |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Thayse Rodrigues da Silva.pdf | 902.83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.