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http://hdl.handle.net/11612/7742
Authors: | Silva , Francielly Oliveira Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Assis, Ingrid Pereira de |
Title: | Percurso fotográfico da pandemia: comparativo semiótico de imagens publicadas no Instagram do G1, antes e depois da vacinação contra a Covid-19 |
Keywords: | Fotojornalismo. Semiótica. Instagram. Covid-19. G1. Photojournalism. Semiotics |
Issue Date: | 10-Mar-2025 |
Citation: | SILVA, Francielly Oliveira Rodrigues da. Percurso fotográfico da pandemia: comparativo semiótico de imagens publicadas no Instagram do G1, antes e depois da vacinação contra a Covid-19.2025.133f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a construção narrativa fotojornalística do G1, no Instagram, sobre a pandemia da Covid-19, antes e depois do início da vacinação no Brasil. Além disso, o processo de análise aponta algumas questões reflexivas sobre o percurso narrativo em relação ao período pandêmico. Nessa perspectiva, o processo metodológico desta pesquisa se baseia nos estudos de Charles Sanders Peirce (1839-1914) sobre a análise semiótica, abordando como essa área atua na investigação dos processos de criação, percepção e significação das fotografias. Essa proposta de estudo, que tem como suporte teórico os apontamentos de Lúcia Santaella, uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento de Peirce no Brasil, permite identificar se houve alteração na narrativa fotográfica das imagens publicadas no objeto selecionado. Logo, parte-se da hipótese de que as imagens publicadas antes da vacinação podem ter apresentado características visuais mais dramáticas, tristes e melodramáticas, em reflexo ao número de casos e mortes pela Covid-19. Em contraste, após o início da vacinação, as fotografias podem ter adotado um tom mais esperançoso, otimista e corajoso, apesar dos números ainda alarmantes de casos da doença e mortalidade. A conclusão alcançada demonstra que a construção visual da pandemia foi muito mais complexa do que uma dualidade estética. O impacto dessas imagens não se restringe apenas ao choque inicial ou à esperança posterior, mas se insere em camadas narrativas mais profundas, que perpassam a memória, a política e como eventos são percebidos (e, eventualmente, esquecidos) na sociedade. |
Abstract: | This research aims to analyze the photojournalistic narrative construction of G1, on Instagram, regarding the Covid-19 pandemic, before and after the beginning of vaccination in Brazil. Furthermore, the analysis process raises some reflective questions about the narrative path and the construction of meanings concerning the pandemic period. In this perspective, the methodological process of this research is based on Charles Sanders Peirce's (1839-1914) studies on the semiotic analysis, addressing how this field operates in investigating the processes of creation, perception, and signification of photographs. This study proposal, which is theoretically supported by the insights of Lúcia Santaella, one of the main disseminators of semiotics and Peirce's thought in Brazil, allows identifying if there has been a change in the photographic narrative of the images published in the selected object. Thus, the hypothesis is that images published before vaccination may have presented more dramatic, sad, and melodramatic visual characteristics, reflecting the number of Covid-19 cases and deaths. In contrast, after the onset of vaccination, the photographs may have adopted a more hopeful, optimistic, and courageous tone, despite the still alarming numbers of disease cases and mortality. The conclusion drawn reveals that the visual representation of the pandemic was significantly more complex than a simple aesthetic dichotomy. The impact of these images extends beyond the initial shock or subsequent hope, instead becoming embedded in more profound discursive layers that intersect with memory, politics, and the archiving (and potential forgetting) of historical events within society. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7742 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação e Sociedade |
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