Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7738
Authors: Pires, Marcio Borges
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rubra Pereira de
Title: Formação de leitores e o protagonismo juvenil no município de Tupirama-to: um estudo de caso
Keywords: Leitura literária. Formação do leitor. Leitura. Protagonismo juvenil. Literatura.Literary Reading. Reader Formation. Reading. Youth Protagonism. Literature
Issue Date: 23-May-2025
Citation: PIRES, Marcio Borges. Formação de leitores e o protagonismo juvenil no município de Tupirama-to: um estudo de caso.2025.147f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2025.
metadata.dc.description.resumo: A formação de leitores e o protagonismo juvenil são temas de grande relevância no contexto socioeducacional contemporâneo. Essas ações visam não apenas ao desenvolvimento de habilidades de leitura, mas também à formação de jovens críticos, capazes de atuar como agentes ativos na construção do conhecimento e na transformação social. A formação de leitores vai além da decodificação de textos, envolvendo o desenvolvimento de competências interpretativas e críticas, a capacidade de reflexão, de interação e o estímulo à imaginação e à apreciação estética. Nesse sentido, o protagonismo juvenil refere-se à autonomia dos jovens para assumirem papéis de liderança em situações do cotidiano, tornando-se sujeitos conscientes e participativos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a formação de leitores no município de Tupirama-TO, visando à construção de conhecimentos que fortaleçam o papel transformador da juventude. O trabalho contempla reflexões teóricas e práticas sobre a leitura e suas contribuições para a formação de sujeitos autônomos, críticos e socialmente engajados. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com foco em um estudo de caso, desenvolvido por meio de grupo focal composto por jovens residentes no município. A coleta de dados ocorreu por meio de encontros, socializações e entrevistas semiestruturadas com questionário semiaberto. O estudo fundamenta-se em autores como Zilberman (2000), Cosson (2009), Freire (2015), Manguel (2021), Lajolo (1999), entre outros, que discutem a importância da leitura literária na formação humana e o papel do protagonismo juvenil na transformação social. Os dados analisados evidenciam que, para formar leitores críticos, é necessário promover o contato com os livros desde a infância, desenvolver práticas escolares significativas e metodologias lúdicas e prazerosas, bem como fortalecer o envolvimento da família e o apoio das políticas públicas. Os resultados indicam que a leitura deve estar presente no cotidiano dos jovens como uma ferramenta de emancipação intelectual e social. Quando associada ao protagonismo juvenil, a leitura amplia horizontes, fortalece identidades e estimula a participação ativa dos jovens em sua comunidade. Portanto, a pesquisa aponta que integrar leitura, arte, ludicidade e o reconhecimento do jovem como sujeito de direitos representa um caminho eficaz para promover uma educação mais crítica, inclusiva e transformadora.
Abstract: The formation of readers and youth protagonism are highly relevant themes in the contemporary socio-educational context. These practices aim not only to develop reading skills, but also to foster critical thinking in young people, enabling them to act as active agents in the construction of knowledge and social transformation. Reader formation goes beyond decoding texts; it involves the development of interpretative and critical competencies, the ability to reflect and interact, and the stimulation of imagination and aesthetic appreciation. In this sense, youth protagonism refers to the autonomy of young individuals to assume leadership roles in everyday situations, becoming conscious and participatory subjects. This research aims to contribute to the formation of readers in the municipality of Tupirama-TO, seeking to strengthen youth agency through knowledge construction. The study presents theoretical and practical reflections on reading and its contributions to the development of critical, autonomous, and socially engaged individuals. A qualitative approach was adopted, with a focus on a case study developed through a focus group composed of young residents of the municipality. Data collection was carried out through meetings, collaborative activities, and semi-structured interviews using semi-open questionnaires. The theoretical framework is grounded in authors such as Zilberman (2000), Cosson (2009), Freire (2015), Manguel (2021), Lajolo (1999), among others, who highlight the role of literary reading in human formation and the relevance of youth protagonism in promoting social change. The data analysis indicates that, in order to form critical readers, it is essential to promote early contact with books, implement meaningful school practices supported by playful and artistic methodologies, and ensure the engagement of families and public policies. The results suggest that reading must be present in the daily lives of young people as a tool for intellectual and social emancipation. When associated with youth protagonism, reading expands horizons, strengthens identities, and encourages active community participation. Therefore, the research indicates that integrating reading, art, playfulness, and the recognition of young people as rights-bearing subjects represents an effective path to promoting a more critical, inclusive, and transformative education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7738
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio Borges Pires - Dissertação.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.