Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7737
Authors: Ribeiro , Idelvânia Gomes de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Rubra Pereira
Title: Ensino de literatura na perspectiva curricular no estado do Tocantins – Entrecruzamentos entre prática e teoria nas diretrizes oficiais
Keywords: Ensino de literatura. Currículo escolar. Base Nacional Comum Curricular. Documento Curricular do Território do Tocantins. Campo artístico-literário.Literature teaching. School curriculum. National Common Curricular Base. Document of the Territory of Tocantins. Artistic-literary field
Issue Date: 2-May-2025
Citation: RIBEIRO, Idelvânia Gomes de Sousa. Ensino de literatura na perspectiva curricular no estado do Tocantins – Entrecruzamentos entre prática e teoria nas diretrizes oficiais.2025.114f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa investiga o ensino de literatura no Ensino Médio a partir da análise das diretrizes curriculares nacionais e estaduais, com foco nos documentos oficiais da educação brasileira. Trata-se de um estudo documental e bibliográfico, fundamentado em fontes primárias, como a Base Nacional Comum Curricular – Etapa Ensino Médio (BNCCEM, 2018) e o Documento Curricular do Território do Tocantins – Etapa Ensino Médio (DCT-TO/EM, 2022), além de legislações educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2018). A análise é embasada nas contribuições teóricas de Amorim (2022), Cechinel (2019; 2022), Cosson (2021), Dalvi (2021; 2023), Ipiranga (2019), Moreira (2013) e Silva (2013), buscando correlacionar as competências e habilidades do campo artístico-literário estabelecidas na BNCC (2018) com os objetos de conhecimento do campo literário delineados pelo DCT-TO (2022). O estudo examina a organização curricular da literatura como parte da área de Língua Portuguesa, considerando a trajetória histórica desse componente no ensino médio e as responsabilidades dos estados e municípios na definição curricular. Também são analisados os aspectos socioculturais do ensino de literatura e sua busca por autonomia no currículo, avaliando a valorização da literatura nos documentos normativos e o impacto dessa presença na formação dos estudantes. O foco recai sobre a estruturação do campo artístico-literário na área de Língua Portuguesa, enfatizando as competências e habilidades propostas pela BNCC (2018) e a importância do DCT-TO (2022) como referência curricular estadual. Os resultados evidenciam desafios na implementação das diretrizes curriculares para o ensino de literatura, apontando fragilidades no DCT-TO (2022), como a repetição de conteúdos e a falta de aprofundamento, o que dificulta o trabalho docente e limita a conexão entre habilidades e objetos de conhecimento. Conclui-se que, para fortalecer o ensino da literatura como eixo crítico e social, é essencial revisar e aprimorar tanto os objetos de conhecimento quanto as práticas pedagógicas e metodológicas, garantindo uma educação literária mais ampla e alinhada às demandas contemporâneas.
Abstract: This research investigates the teaching of literature in high school by analyzing national and state curricular guidelines, focusing on official Brazilian education documents. It is a documentary and bibliographic study based on primary sources, such as the National Commom Curricular Base – High School Stage (BNCCEM, 2018) and the Curricular Document of the Territory of Tocantins – High School Stage (DCT- TO/EM, 2022), in addition to educational legislation, including the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB, 9394/96) and the National Curricular Guidelines (DCN, 2018). The analysis is grounded in the theoretical contributions from Amorim (2022), Cechinel (2019; 2022), Cosson (2021), Dalvi (2021; 2023), Ipiranga (2019), Moreira (2013), and Silva (2013), aiming to correlate the artistic-literary field competencies and skills established in the BNCC (2018) with the literary field knowledge objects outlined by the DCT-TO (2022). The study examines the curricular organization of literature as part of the Portuguese Language area, considering its historical trajectory in high school curricula and the responsibilities of states and municipalities in curricular development. It also analyzes the sociocultural aspects of literature teaching and its pursuit of curricular autonomy, evaluating the recognition of literature in normative documents and the impact of its presence on students' education. The focus is on structuring the artistic-literary field within the Portuguese Language area, emphasizing the competencies and skills proposed by the BNCC (2018) and the relevance of the DCT-TO (2022) as a state curricular reference. The results highlight challenges in implementing curricular guidelines for literature teaching, revealing weaknesses in the DCT-TO (2022), such as content repetition and a lack of depth, which hinder teaching practices and limit the connection between skills and knowledge objects. The study concludes that, to strengthen literature teaching as a critical and social axis, it is essential to review and enhance both knowledge objects and pedagogical and methodological practices, ensuring a broader literary education aligned with contemporary demands.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7737
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Idelvânia Gomes de Sousa Ribeiro - Dissertação.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.