Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7736
Authors: Bottega, Maria Simone
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, Juciley Silva Evangelista
Title: Assistência estudantil do Instituto Federal do Tocantins: um estudo sobre o alcance do eixo de serviços essenciais no campus avançado Formoso do Araguaia
Keywords: Política de Assistência Estudantil. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Técnico. Pandemia Covid-19. Student Assistance Policy. Professional and Technological Education. Technical education. Covid-19 Pandemic
Issue Date: 10-Jul-2024
Citation: BOTTEGA, Maria Simone. Assistência estudantil do Instituto Federal do Tocantins: um estudo sobre o alcance do eixo de serviços essenciais no campus avançado Formoso do Araguaia. 2025. 99f. Dissertação (Mestrado Profission4al em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo problematiza qual o alcance da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), no eixo de serviços essenciais, com foco no Campus Avançado Formoso do Araguaia, tendo como objetivo geral apreender o alcance da Política de Assistência Estudantil (POLAE) do IFTO durante o desafiador período pandêmico, entre 2020 e 2022. Busca, assim, contribuir com o aprimoramento contínuo das políticas e práticas educacionais, a prestação de contas aos órgãos de controle e a transparência nas ações e resultados da Política de Assistência Estudantil, tornando-os acessíveis e compreensíveis para os gestores, estudantes e demais interessados. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica de cunho quali-quantitativo, de natureza aplicada, estatística, com fins descritiva-analítica baseada em estudos bibliográficos e documentais, onde a amostra consistiu no universo de trezentos e quarenta e quatro estudantes. Para a análise, adotou-se uma abordagem de pesquisa censitária complementada por amostragem estratificada. Na coleta de dados, foram utilizadas variáveis qualitativas e quantitativas, seguindo as diretrizes estabelecidas na obra “Análise de conteúdo” de Bardin para organização e análise. Este processo envolveu a codificação, a decomposição e a categorização das informações. Adicionalmente, o estudo foi fundamentado no método histórico-dialético, proporcionando uma análise contextualizada do fenômeno estudado, considerando seus aspectos históricos e sua relação dialética com o contexto atual. Esse método ajudou a desvendar condicionantes e nexos constitutivos do fenômeno, levando a uma compreensão mais rica e detalhada, essencial para a proposição de ações transformadoras na realidade social. Os resultados revelaram uma oscilação no financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil pelo governo federal e uma tendência preocupante de declínio nas matrículas nos cursos técnicos no âmbito do Instituto. Quanto ao Campus Avançado Formoso do Araguaia, foi observado um aumento na proporção de estudantes elegíveis para assistência estudantil. Constatou- se ainda que os ajustes na Política de Assistência Estudantil do IFTO resultaram em uma redução na cobertura de estudantes elegíveis, o que gerou um aumento na demanda potencial reprimida. Por outro lado, as taxas de aprovação melhoraram e as taxas de reprovação e desistência dos estudantes beneficiários diminuíram após a transição do ensino remoto para o presencial. Como contribuição prática, elaborou-se uma edição especial do boletim informativo da Assistência Estudantil do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO, para os anos de 2020, 2021 e 2022, além de uma proposta de boletim informativo anual para os anos subsequentes. Estes produtos educacionais, apresentados em formato de infográfico, visam promover transparência e disseminar informações sobre as iniciativas da Assistência Estudantil.
Abstract: This study addresses the scope of the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Tocantins (IFTO), focusing on essential services at the Advanced Campus of Formoso do Araguaia. The primary objective is to understand the reach of IFTO's Student Assistance Policy (POLAE) during the challenging pandemic period between 2020 and 2022. The study aims to contribute to the continuous improvement of educational policies and practices, provide accountability to regulatory bodies, and ensure transparency in the actions and results of the Student Assistance Policy, making them accessible and understandable for managers, students, and other stakeholders. The research adopted a qualitative- quantitative methodological approach of an applied, statistical nature, with descriptive- analytical purposes, based on bibliographic and documentary studies. The sample consisted of the universe of 344 students. For analysis, a census research approach was complemented by stratified sampling. Data collection utilized qualitative and quantitative variables following guidelines from Bardin's "Content Analysis" for organization and analysis. This process involved coding, decomposition, and categorization of information. Additionally, the study was grounded in the historical- dialectical method, providing a contextualized analysis of the phenomenon under study, considering its historical aspects and its dialectical relationship with the current context. This method helped to reveal the underlying conditions and constitutive connections of the phenomenon, leading to a richer and more detailed understanding essential for proposing transformative actions in the social reality. The results revealed fluctuations in funding for the National Student Assistance Program by the federal government and a worrying trend of declining enrollments in technical courses within the Institute. At the Advanced Campus of Formoso do Araguaia, an increase in the proportion of students eligible for student assistance was observed. Adjustments to the Student Assistance Policy at IFTO resulted in reduced coverage for eligible students, leading to an increase in unmet potential demand. However, approval rates improved, and failure and dropout rates among beneficiary students decreased after the transition from remote to in-person learning. As a practical contribution, a special edition of the Student Assistance Bulletin for the Advanced Campus of Formoso do Araguaia for the years 2020, 2021, and 2022 was prepared, along with a proposal for an annual bulletin for subsequent years. These educational products, presented in infographic format, aim to promote transparency and disseminate information about the initiatives of the Student Assistance Program.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7736
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Simone Bottega - Dissertação.pdf3.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.