Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7727
Authors: Araujo, Luciana da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Medina, Patrícia
Title: Educação antirracista em escolas municipais da região do Bico do Papagaio no estado do Tocantins
Keywords: Racismo. Currículo. Formação docente. Formação continuada. Manual técnico. Racism. Curriculum. Teacher Training. Continuing Education.Technical Manual
Issue Date: 20-Oct-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH
Citation: ARAÚJO, Luciana da Silva de. Educação antirracista em escolas municipais da região do Bico do Papagaio no estado do Tocantins. 2022.173f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um relatório técnico resultado de pesquisa vinculado à linha de pesquisa Instrumentos de Acesso à Justiça e Tutela de Direitos, subárea Direitos Humanos e Educação e projeto EducaDH, do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional e Interdisciplinar em PrestaçãoJurisdicional e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense, com aprovação do Conselho de Ética Parecer nº 6.051.298. Pesquisa com abordagem qualitativa , cujos dados foram coletados por meio de questionário aplicado ao professores articuladamente com análise dos Projetos Político Pedagógico (PPPs) de seis unidades escolares de Ensino Fundamental Anos Iniciais, cidades essas que estão localizadas na Região do Bico do Papagaio, estado do Tocantins – Brasil, com o propósito de identificar e compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais na abordagem da temática étnico-racial em sala de aula. Os resultados apontaram que as unidades escolares promovem discussões acerca das relações étnicos raciais, no entanto o debate e as ações de promoção da educação antirracista necessitam ser fortalecidos afim de se tornarem rotina no âmbito escolar de modo a cumprir as determinações legislativas e o direito humano.
Abstract: This is a technical report resulting from research linked to the research line Instruments for Access to Justice and Protection of Rights, subarea Human Rights and Education and the EducaDH project, of the Stricto Sensu Postgraduate Program of the Professional and Interdisciplinary Master's Degree in Jurisdictional Provision and Human Rights, from the Federal University of Tocantins and Escola Superior da Magistratura Tocantinense, with approval from the Ethics Council Opinion nº 6,051,298. Research with a qualitative approach, whose data were collected through a questionnaire applied to teachers in conjunction with analysis of the Political Pedagogical Projects (PPPs) of six elementary school units for Early Years, cities that are located in the Bico do Papagaio Region, state of Tocantins – Brazil, with the purpose of identifying and understanding the difficulties faced by Elementary School teachers in the early years when approaching ethnic-racial issues in the classroom. The results showed that school units promote discussions about racial-ethnic relations, however the debate and actions to promote anti-racist education need to be strengthened in order to become routine in the school environment in order to comply with legislative determinations and human rights.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7727
Appears in Collections:Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

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