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http://hdl.handle.net/11612/7717
Authors: | Silveira, Geane José da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Cezari, Eduardo José |
Title: | Da tradição ao digital: a transformação curricular no mestrado em Agroenergia da UFT |
Keywords: | Transformação curricular; Agroenergia digital; Inovação no ensino; Tecnologias educacionais; Pós-graduação profissional; Curricular transformation; Digital agroenergy; Innovation in teaching; Educational technologies; Professional postgraduate studie |
Issue Date: | 6-May-2025 |
Citation: | SILVEIRA, Geane José da. Da tradição ao digital: a transformação curricular no mestrado em Agroenergia da UFT. 2025. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como tema a transformação curricular do Programa de Pós- Graduação em Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir da sua transição para o modelo digital, em resposta às novas demandas tecnológicas e de sustentabilidade no setor agroenergético. O estudo parte da seguinte problemática: de que maneira as modificações no currículo do programa atenderam às novas exigências tecnológicas e ambientais do setor agroenergético? Para responder a essa questão, foram definidos os seguintes objetivos: (1) analisar as mudanças curriculares ocorridas na transição do mestrado convencional para o digital; (2) avaliar os impactos no processo de ensino-aprendizagem e nas metodologias utilizadas; e (3) identificar a inserção de tecnologias digitais, como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e blockchain na estrutura curricular. A metodologia adotada foi de natureza descritiva e documental, com base na análise de dados secundários oriundos de bases científicas (Scopus e Web of Science), documentos institucionais (atas de reuniões, relatórios, currículos de egressos) e registros da Plataforma Sucupira da CAPES. Os principais resultados apontam que a reformulação curricular promoveu maior flexibilidade, interdisciplinaridade e alinhamento com o mercado de trabalho, especialmente no que se refere à qualificação profissional para atuação em um contexto de transformação digital. O trabalho evidencia que a adoção de metodologias híbridas e tecnologias educacionais fortaleceu o processo formativo e a inserção dos egressos no setor agroenergético. Como produto final, será apresentada uma Nota Técnica com diretrizes e recomendações para programas de pós-graduação que buscam realizar transições curriculares rumo à educação digital, contribuindo com subsídios práticos para gestores e formuladores de políticas acadêmicas. |
Abstract: | This paper focuses on the curricular transformation of the Graduate Program in Agroenergy at the Federal University of Tocantins (UFT), based on its transition to the digital model, in response to new technological and sustainability demands in the agroenergy sector. The study starts from the following question: how did the changes in the program's curriculum meet the new technological and environmental demands of the agroenergy sector? To answer this question, the following objectives were defined: (1) to analyze the curricular changes that occurred in the transition from the conventional to the digital master's degree; (2) to evaluate the impacts on the teaching-learning process and the methodologies used; and (3) to identify the insertion of digital technologies, such as Big Data, Internet of Things (IoT), Artificial Intelligence (AI) and blockchain in the curricular structure. The methodology adopted was descriptive and documentary in nature, based on the analysis of secondary data from scientific databases (Scopus and Web of Science), institutional documents (meeting minutes, reports, graduates' CVs) and records from CAPES' Sucupira Platform. The main results indicate that the curricular reformulation promoted greater flexibility, interdisciplinarity and alignment with the job market, especially with regard to professional qualification for work in a context of digital transformation. The work shows that the adoption of hybrid methodologies and educational technologies strengthened the training process and the insertion of graduates in the agroenergy sector. As a final product, a Technical Note will be presented with guidelines and recommendations for postgraduate programs that seek to carry out curricular transitions towards digital education, contributing with practical subsidies for managers and academic policy makers. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7717 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação |
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